
Set. 2003
Aos dias 6 y 7 de Setembro do Ano da Graça de 2003, manda El-Rey que as gentes desta terra y de todo o reyno se reunam no Largo da Igreja Matriz de Sabrosa. Aqui serão realizadas mui grandes feiras, com os melhores e mais ricos manjares, venda de escravos, jogos e farsas.
Pelo terceiro ano consecutivo vai realizar-se na Vila de Sabrosa, a III edição da Feira Medieval, que durante dois dias e com a participação de 200 figurantes e actores profissionais dará vida a um passado longínquo na recriação de um mercado medieval.
A recriação desta feira implica uma viagem ao passado. O bulício dos mercados populares, os pregões dos bufarinheiros e dos almocreves, os arremedos dos truões cruzando-se com as músicas dos menestreis por sobre o burburinho da rija populaçaa debrucando-se nas bancas dos mesteirais, todo um ambiente da feira dos tempos de antanho, reproduzido ao pormenor mais infímo nos trajes e maneiras de tendeiros e demais feirantes.
Pede-se aos visitantes a necessária adesão a esta viajem para que não vejam as personagens como pessoas do presente mas como figuras do passado, com características e maneiras que hoje já podem estar em desuso mas que eram comuns na Idade Média.
A troca dos euros por reais, uma das moedas em circulação naquele tempo, permitirá comprar, entre outros, barros, linhos, cestas, latoaria, mel, ovos, ervas aromaticas e medicinais assim como os doces, queijos, pão e enchidos. E porque a "fome aperta" e é necessário acalmar o estomago encontram-se disponíveis as "Tavernas" onde poderão degustar um belo caldo "farta brutos", carne de porco e chouriço assado na brasa acompanhado de broa e claro está um bom vinho tinto.
Esta Feira Medieval vai decorrer no largo situado em frente a Igreja Matriz de Sabrosa e encontra-se inserida nas festas da Vila que decorrem de 5 a 9 de Setembro.
Iniciativa e apoio da Camara Municipal de Sabrosa, organização da Associação do Douro Histórico integrada nas actividades do Projecto Sabrosa Viva e conta com a colaboração da Comissão de Festas de Sabrosa, Bombeiros
Voluntários de Sabrosa, Juntas de Freguesia do Concelho, artesãos e população em geral.
Programa:
Sábado/ Domingo - 6 / 7 de Setembro
14.30 horas: Leitura do edital
Abertura da Feira
Pregões e episódios burlescos
Torneio de armas
Jograis, saltimbancos, segreis, charameleiros, gaiteiros e soldadeiras animam o terreiro
Juizo de malfeitorias e cousas aleivosas
Venda de Escravos
Espectáculo bárbaro
Música, danças e cantares
23.30 horas: Encerramento da feira
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]