III Edição da Feira Medieval de Sabrosa

Set. 2003

Aos dias 6 y 7 de Setembro do Ano da Graça de 2003, manda El-Rey que as gentes desta terra y de todo o reyno se reunam no Largo da Igreja Matriz de Sabrosa. Aqui serão realizadas mui grandes feiras, com os melhores e mais ricos manjares, venda de escravos, jogos e farsas.

Pelo terceiro ano consecutivo vai realizar-se na Vila de Sabrosa, a III edição da Feira Medieval, que durante dois dias e com a participação de 200 figurantes e actores profissionais dará vida a um passado longínquo na recriação de um mercado medieval.

A recriação desta feira implica uma viagem ao passado. O bulício dos mercados populares, os pregões dos bufarinheiros e dos almocreves, os arremedos dos truões cruzando-se com as músicas dos menestreis por sobre o burburinho da rija populaçaa debrucando-se nas bancas dos mesteirais, todo um ambiente da feira dos tempos de antanho, reproduzido ao pormenor mais infímo nos trajes e maneiras de tendeiros e demais feirantes.

Pede-se aos visitantes a necessária adesão a esta viajem para que não vejam as personagens como pessoas do presente mas como figuras do passado, com características e maneiras que hoje já podem estar em desuso mas que eram comuns na Idade Média.

A troca dos euros por reais, uma das moedas em circulação naquele tempo, permitirá comprar, entre outros, barros, linhos, cestas, latoaria, mel, ovos, ervas aromaticas e medicinais assim como os doces, queijos, pão e enchidos. E porque a "fome aperta" e é necessário acalmar o estomago encontram-se disponíveis as "Tavernas" onde poderão degustar um belo caldo "farta brutos", carne de porco e chouriço assado na brasa acompanhado de broa e claro está um bom vinho tinto.

Esta Feira Medieval vai decorrer no largo situado em frente a Igreja Matriz de Sabrosa e encontra-se inserida nas festas da Vila que decorrem de 5 a 9 de Setembro.

Iniciativa e apoio da Camara Municipal de Sabrosa, organização da Associação do Douro Histórico integrada nas actividades do Projecto Sabrosa Viva e conta com a colaboração da Comissão de Festas de Sabrosa, Bombeiros

Voluntários de Sabrosa, Juntas de Freguesia do Concelho, artesãos e população em geral.

Programa:

Sábado/ Domingo - 6 / 7 de Setembro

14.30 horas: Leitura do edital

Abertura da Feira

Pregões e episódios burlescos

Torneio de armas

Jograis, saltimbancos, segreis, charameleiros, gaiteiros e soldadeiras animam o terreiro

Juizo de malfeitorias e cousas aleivosas

Venda de Escravos

Espectáculo bárbaro

Música, danças e cantares

23.30 horas: Encerramento da feira


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]