Identificadas inovações tecnológicas adequadas aos setores agroalimentar e agroindustrial

2021-02-23

No âmbito do projeto Des Agro 4.0, que incide nos territórios do Douro Verde e Cova da Beira, foi realizado um mapeamento de inovações tecnológicas de todas as áreas do setor agroalimentar e agroindustrial identificadas pelo projeto e que abrangem pequenos ruminantes (ovinos e caprinos), cereja, vinha, queijarias, entrepostos frutícolas, adegas e fumeiro.

O mapeamento, desenvolvido pela WellAdvisedco, foi estruturado tendo por base diferentes categorias de tecnologias AgTech (tecnologias para agricultura digital; tecnologias para a ciência animal e tecnologias para a cadeia de valor agrícola pós-colheita) com a seguinte especificidade setorial:

  • Pequenos ruminantes 

Foram identificadas 4 tecnologias de monitorização e localização dos animais em pastoreio, de seleção genética e de otimização da gestão de propriedades de criação.

  • Pomar e para a vinha 

Foram identificadas 8 tecnologias de recolha de dados ambientais, de gestão, monitorização e previsão de colheita, pragas, doenças e irrigação.

  • Entrepostos frutícolas, adegas, queijarias e produtores de fumeiro 

Foram identificadas 4 tecnologias no âmbito da monitorização e avaliação de qualidade de todas as etapas do processo de produção, logística, qualidade e rastreabilidade, bem como de gestão de requisitos legais e normativos.

As inovações tecnológicas elencadas têm um acentuado enfoque internacional e forte aplicabilidade e geração de valor em pequenas e médias empresas.

A partir deste mapeamento e dos diagnósticos realizados às empresas localizadas nos territórios Douro Verde e Cova da Beira serão elaborados dossiês de inovação, que constituirão um instrumento de apoio à tomada de decisão pelo empresário, já que estarão fundamentados em modelos técnico-económicos, que identificarão as necessidades de investimento que estarão associadas à incorporação de novas tecnologias e o impacto expectável na rentabilidade e produtividade das empresas. Para estes dossiês contribuirá ainda o conhecimento obtido através das visitas internacionais, a realizar de forma virtual, que permitirão recolher testemunhos da aplicação prática das tecnologias.

Um dos principais objetivos passa por informar e sensibilizar as empresas dos setores agroalimentar e agroindustrial dos territórios alvo sobre as vantagens das tecnologias da Agricultura 4.0 - Quarta Revolução Industrial - na evolução para um novo patamar competitivo, tendo em vista maiores rendimentos, menores custos e menor impacto ambiental. 

O projeto Des Agro 4.0 é liderado pela Dolmen em parceria com mais três entidades: o Grupo de Ação Local da Cova da Beira - RUDE, a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Castelo Branco, sendo  cofinanciado pelo Compete 2020.

Fonte: DOLMEN


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]