I workshop SAVE

2013-04-05

Seia, 9-10 abril 2013

A apresentação e discussão pública do projeto SAVE - Valorização de Serviços Ambientais de Agroecossistemas em Áreas Protegidas, desenvolvido pela UTAD em parceria com a Quercus, com apoio do PRRN, acontece no Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

O projeto, que está a ser desenvolvido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em parceria com a Quercus, financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional (PRRN) tem por objetivo geral produzir, divulgar e difundir conhecimento e informação sobre serviços de ecossistema proporcionados pelos sistemas agro-silvo-pastoris em áreas rurais com estatuto de proteção, com vista à sua valorização e governança.

A discussão será organizada em duas sessões temáticas:

- Identificação e delimitação dos benefícios dos ecossistemas agro-silvo-pastoris do PNSE (produção de madeira, leite, qualidade e disponibilidade de água, controle de erosão, prevenção de fogo, recreio e lazer, etc.).

- Valorização destes benefícios em favor dos gestores dos ecossistemas agro-silvo-pastoris do PNSE (agricultores, pastores, proprietários florestais, associações, empresas, etc.).

Esta primeira apresentação e discussão pública dos resultados já obtidos terá lugar nas instalações do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em Seia, entre as 9h e as 14h.

Cartaz e Programa em anexo.

Informações e participações através do Tel. 223749249 ou pedrosousa@quercus.pt

Documentos Anexos:

Cartaz


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]