2011-05-31

Entre técnicos de turismo de câmaras municipais, de associações de desenvolvimento local e estudantes, foram cerca de 80 os participantes destas Jornadas realizadas pela ADIRN, a 27 de maio 2011, em Tomar.
O evento, em parceria com a Câmara Municipal de Tomar, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e a Associação Portuguesa de Turismo Cultural, teve por objetivo dar a conhecer ferramentas de apoio e identificar casos práticos de sucesso, nos quais os produtos de turismo cultural têm um papel fundamental no desenvolvimento no mundo rural.
Associados ao desenvolvimento de produtos de turismo cultural, foram debatidos diversos temas distribuídos por três painéis.
No primeiro, sobre Economia da Cultura e do Turismo - Desenvolvimento de Produtos no Mundo Rural, o professor do IPT, Manuel Reis Ferreira, abordou o tema do Enquadramento científico do desenvolvimento de base local de produtos e destinos turísticos, e a diretora da Rota do Românico, Rosário Machado, apresentou a experiência desta rota no Vale do Sousa.

O painel II, dedicado aos Recursos do mundo rural e o seu aproveitamento para atrativos turísticos, contou com a intervenção do diretor do curso de Gestão Turística e Cultural do IPT, Luis Mota, centrada na roteirização e ativação do património rural como fatores estruturantes do roteiro turístico do Médio Tejo. Neste painel foi ainda debatido o turismo cultural como produto estratégico para Portugal, a perspetiva do Turismo de Portugal, por Maria José Coelho.
No terceiro painel, estiveram em foco a Abordagem à criação de produtos de turismo cultural, numa apresentação dos alunos do mestrado em Desenvolvimento de produtos turísticos do IPT, e a experiência do evento medieval da Santa Maria da Feira, pela vereadora do Turismo deste município.
No final dos trabalhos destas Jornadas, realizadas no âmbito do Plano de Animação da ADIRN para o Ribatejo Norte, do Subprograma 3 do PRODER, os participantes foram convidados a assistir à peça «O Nome da Rosa», pelo grupo de teatro Fatias de Cá, no Convento de Cristo.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]