2012-04-20

Beja, 18 de maio 2012
A inovação e valorização económica das Plantas Aromáticas e Medicinais constituem a temática central do encontro da Associação de Defesa do Património de Mértola, no âmbito do Festival de Chás e Ervas do Mundo.
Mostrar o que tem sido o percurso desta fileira na Península Ibérica, tanto a nível da produção, da investigação e desenvolvimento de novos produtos e a sua comercialização, é o objetivo do encontro a realizar no auditório do Instituto Politécnico de Beja.
Numa abordagem que pretende ser bastante transversal contar-se-á com a participação ativa de produtores, investigadores e variadíssimos outros atores nacionais e internacionais na fileira das plantas aromáticas e medicinais.
O programa inclui quatro painéis temáticos, uma pausa para chá e uma visita ao 1º Festival de Chás e Ervas do Mundo.
No dia 19 de maio será possível visitar a Herdade Monte do Vento, uma unidade de produção de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM), e participar num Encontro de Oportunidades de Negócio.
O Festival de Chás e Ervas do Mundo, organizado pela Associação de Defesa do Património de Mértola, em parceria com o Instituto Politécnico de Beja, a Universidade Sénior de Beja e o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Baixo Alentejo e Litoral, decorrerá de 14 a 20 de maio, em Beja e Mértola (Amendoeira da Serra, Monte do Vento).
Os grandes objetivos do evento são: promover a excelência das plantas aromáticas e medicinais e ervas silvestres; juntar produtos, produtores e promotores das diferentes espécies, e de distintas regiões num evento que procurará igualmente dar relevo às componentes científicas, pedagógicas e sociais que as ervas e chás possibilitam e exigem.
Mais informações:
Associação de Defesa do Património de Mértola | Tel.: 286 610 000
E-mail: festivalchaservas@adpm.pt
Ficha de inscrição abaixo em anexo.
Documentos Anexos:
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]