I Encontro Ibérico de Plantas Aromáticas e Medicinais

2012-04-20

Beja, 18 de maio 2012

A inovação e valorização económica das Plantas Aromáticas e Medicinais constituem a temática central do encontro da Associação de Defesa do Património de Mértola, no âmbito do Festival de Chás e Ervas do Mundo.

Mostrar o que tem sido o percurso desta fileira na Península Ibérica, tanto a nível da produção, da investigação e desenvolvimento de novos produtos e a sua comercialização, é o objetivo do encontro a realizar no auditório do Instituto Politécnico de Beja.

Numa abordagem que pretende ser bastante transversal contar-se-á com a participação ativa de produtores, investigadores e variadíssimos outros atores nacionais e internacionais na fileira das plantas aromáticas e medicinais.

O programa inclui quatro painéis temáticos, uma pausa para chá e uma visita ao 1º Festival de Chás e Ervas do Mundo.

No dia 19 de maio será possível visitar a Herdade Monte do Vento, uma unidade de produção de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM), e participar num Encontro de Oportunidades de Negócio.

O Festival de Chás e Ervas do Mundo, organizado pela Associação de Defesa do Património de Mértola, em parceria com o Instituto Politécnico de Beja, a Universidade Sénior de Beja e o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Baixo Alentejo e Litoral, decorrerá de 14 a 20 de maio, em Beja e Mértola (Amendoeira da Serra, Monte do Vento).

Os grandes objetivos do evento são: promover a excelência das plantas aromáticas e medicinais e ervas silvestres; juntar produtos, produtores e promotores das diferentes espécies, e de distintas regiões num evento que procurará igualmente dar relevo às componentes científicas, pedagógicas e sociais que as ervas e chás possibilitam e exigem.

Mais informações:

Associação de Defesa do Património de Mértola | Tel.: 286 610 000

E-mail: festivalchaservas@adpm.pt

Ficha de inscrição abaixo em anexo.

Documentos Anexos:

Ficha de inscrição


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]