I Congresso Internacional de Valorização de Produtos Tradicionais

2012-03-08

Ponte de Lima, 3 a 5 maio 2012

As associações ADRIL e ADRIMINHO integram a Comissão de Acompanhamento do congresso, organizado pela Escola Superior Agrária de Ponte de Lima com o objetivo de partilhar experiências e refletir sobre a valorização dos territórios e dos produtos tradicionais.

Os produtos alimentares tradicionais constituem uma dimensão importante da cultura, identidade e património de cada país.

Considerando «indispensável uma reflexão sobre a valorização dos territórios e dos produtos tradicionais», a Comissão Organizadora deste congresso reuniu uma série de experiências de diferentes países para serem apresentadas e debatidas no encontro destinado a:

- melhorar as oportunidades de cooperação e interligação da comunidade científica da UE, em questões como a agricultura, biotecnologia, ambiente, tecnologia de alimentos, nutrição e outras áreas envolvidas;

- envolver todos os intervenientes na investigação, para que a implementação tecnológica dos seus resultados possa contribuir para a competitividade das PME no mercado global;

- desenvolver e promover elevados padrões de segurança alimentar e de melhoria da qualidade dos alimentos;

- contribuir para uma agricultura e indústria alimentar competitivas e multifuncionais, que promovam o desenvolvimento rural;

- contribuir para uma melhor integração entre as atividades turísticas desenvolvidas no meio rural e a enogastronomia, como forma de promoção dos produtos locais.

Programa disponível em

http://traditionalfoodcongress.ipvc.pt/pt/node/25

Submissão de resumos, artigos/comunicações e inscrições, através da plataforma online, na página do Congresso, aqui. Consulte os prazos.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]