I Congresso Internacional de Valorização de Produtos Tradicionais

2012-03-08

Ponte de Lima, 3 a 5 maio 2012

As associações ADRIL e ADRIMINHO integram a Comissão de Acompanhamento do congresso, organizado pela Escola Superior Agrária de Ponte de Lima com o objetivo de partilhar experiências e refletir sobre a valorização dos territórios e dos produtos tradicionais.

Os produtos alimentares tradicionais constituem uma dimensão importante da cultura, identidade e património de cada país.

Considerando «indispensável uma reflexão sobre a valorização dos territórios e dos produtos tradicionais», a Comissão Organizadora deste congresso reuniu uma série de experiências de diferentes países para serem apresentadas e debatidas no encontro destinado a:

- melhorar as oportunidades de cooperação e interligação da comunidade científica da UE, em questões como a agricultura, biotecnologia, ambiente, tecnologia de alimentos, nutrição e outras áreas envolvidas;

- envolver todos os intervenientes na investigação, para que a implementação tecnológica dos seus resultados possa contribuir para a competitividade das PME no mercado global;

- desenvolver e promover elevados padrões de segurança alimentar e de melhoria da qualidade dos alimentos;

- contribuir para uma agricultura e indústria alimentar competitivas e multifuncionais, que promovam o desenvolvimento rural;

- contribuir para uma melhor integração entre as atividades turísticas desenvolvidas no meio rural e a enogastronomia, como forma de promoção dos produtos locais.

Programa disponível em

http://traditionalfoodcongress.ipvc.pt/pt/node/25

Submissão de resumos, artigos/comunicações e inscrições, através da plataforma online, na página do Congresso, aqui. Consulte os prazos.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]