Homenagem de Constância a Camões em destaque na capital

2016-05-20

Pomonas Camonianas de Constância estiveram em destaque no Largo do Intendente, em Lisboa, no passado dia 18 de maio. Alunos da Escola Básica Sampaio Garrido integraram a assistência desta iniciativa, que ficou a conhecer a homenagem que a Vila Poema presta a Camões.

Numa acção promocional conjunta da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, do Município de Constância e do Agrupamento de Escolas de Constância, os estudantes constancienses mostraram um pouco do ambiente que se vive na Vila Poema em homenagem ao poeta por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

I12696-IMAGEM1.JPG

O Largo do Intendente ficou inundado de aromas a ervas aromáticas e medicinais, das Hortas da Aldeia. Além dos transeuntes do largo, os 78 alunos do 3º e 4º ano do Ensino Básico da Escola Sampaio Garrido, do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, de Lisboa, ouviram declamações poéticas, assistiram a acrobacias, experimentaram as danças quinhentistas e ficaram a conhecer os frutos, as flores e as especiarias citados pelo épico na sua obra.

Recriar a tradição em que se invoca a época renascentista foi o objectivo da organização, com o intuito de promove-la e valoriza-la de forma a atrair mais visitantes ao concelho de Constância no 10 de junho.

I12696-IMAGEM2.JPG

A acção promocional, no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), foi integrada na recém inaugurada Produtos e Territórios – Loja do Intendente, que resulta da parceria de seis Associações de Desenvolvimento Local (CoraNE - Terra Fria Transmontana, TERRAS DE SICÓ, PINHAL MAIOR - Pinhal Interior Sul, ADER-AL - Norte Alentejo, MONTE-ACE - Alentejo Central e TAGUS - Ribatejo Interior), com a missão de criar uma montra dos territórios na capital. 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]