2018-03-27
Há Festa na Aldeia (HFA) produz réplicas do projeto em três outros territórios da zona Norte e apresenta-se de site renovado.
Com o apoio da iniciativa Portugal Inovação Social, o projeto de desenvolvimento rural animado pela ATA – Associação do Turismo de Aldeia, em parceria com as associações de desenvolvimento local, Há Festa na Aldeia, alargará a sua missão de dinamização do território, de promoção turística e de valorização dos recursos endógenos locais e regionais a Rio de Onor, em Bragança, Paradela, em Miranda do Douro, e Talhas, em Macedo de Cavaleiros.
O Instrumento de Financiamento “Parcerias para o Impacto” da “Portugal Inovação Social” apoia “Iniciativas de Empreendedorismo e Inovação Social (IIES)” que queiram implementar um plano de desenvolvimento de um a três anos, para alcançarem maior escala e impacto. Este ano Há Festa na Aldeia passa de 6 para 9 aldeias.
Até ao momento, e desde 2013, o HFA já aconteceu em Areja (Gondomar), Burgo (Felgueiras), Castromil (Paredes) Couce (Valongo), Figueira (Penafiel), Porto Carvoeiro (Santa Maria da Feira), Ul (Oliveira de Azeméis) e Vilarinho de S. Roque (Albergaria a Velha).
Define-se como uma acção de combate ao isolamento social destas regiões, assente no princípio de co-construção e organização em rede. Com a comunidade, desenham-se uma série de atividades anuais, que incluem formações e a organização de eventos.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]