Governo cria Programa de Transformação da Paisagem

2020-06-24

A Resolução de Conselho de Ministros n.º 49/2020, publicada hoje em Diário da República, cria o Programa de Transformação da Paisagem (PTP). O objetivo deste novo programa estratégico, dirigido a territórios de floresta com elevada perigosidade de incêndio, é “garantir investimento público e privado para estes territórios vulneráveis, viabilizando uma gestão ativa, enquanto pilar da prevenção dos incêndios rurais e da construção de uma paisagem rural sustentável e resiliente”.

De acordo com o documento, este programa responde às orientações do Programa de Valorização do Interior e às diretrizes do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais, encontrando-se alinhado com os objetivos da Estratégia Nacional das Florestas 2030 e com a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030.

Este programa corresponde a uma “intervenção integrada em territórios com vulnerabilidades decorrentes da conflitualidade entre a perigosidade e a ocupação e uso do solo, com o objetivo de promover uma transformação da paisagem que garanta a resiliência, a sustentabilidade e a valorização do território”.

O PTP incluirá Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) destinados a “promover o desenho da paisagem como referencial de uma nova economia dos territórios rurais, que promova uma floresta multifuncional, biodiversa e resiliente, mais rentável, com maior capacidade de sequestro de carbono e capaz de produzir melhores serviços a partir dos ecossistemas”. O programa incluirá também Áreas Integradas de Gestão da Paisagem, a um nível microterritorial, preferencialmente inseridos nos PRGP para intervenções mais localizadas/circunscritas, o programa Condomínio de Aldeia, destinado a assegurar a gestão de combustíveis em redor de povoações em áreas de elevada densidade florestal e áreas de elevada dispersão de aglomerados rurais e ainda o Programa Emparcelar para Ordenar com o objetivo de fomentar o aumento da dimensão dos prédios rústicos em contexto de minifúndio, com vista a aumentar a sua viabilidade e sustentabilidade económica, social e ambiental.

Para mais informações consulte a Resolução de Conselho de Ministros.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]