2013-02-20

Peniche, 1 de março 2013
«Governança e Desenvolvimento Rural: Território, Poderes e Organizações Face ao Horizonte 2020». Seminário organizado pela Animar, ISA, INIAV e Rota do Guadiana. Inscrições até 27 de fevereiro.
O seminário, a realizar no âmbito do projeto «Dinâmicas e Políticas para o Desenvolvimento Rural» (PRRN), terá lugar no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, a partir das 14h30.
A abertura do seminário e intervenções de enquadramento estarão a cargo de Frederico Reis (ANIMAR), Luís Moreno (IGOT-UL) e António José Correia (CM Peniche).
O principal painel «Regional, Rural e Local: experiências e problemáticas da Governança face ao Horizonte 2020» contará com intervenções de José Veiga (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo) e David Machado (Rota do Guadiana) e moderação de Vítor Barros (INIAV). Ver Programa em anexo.
Confirmação de participação até 27 de fevereiro através do envio da Ficha de Inscrição, abaixo em anexo, para celia.lavado@animar-dl.pt.
Mais informações através do 21 9527450/56 ou 96 3496541.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]