2011-11-16
25 novembro 2011, Torres Novas
Conferência organizada pela ADIRN sobre a gestão e conservação dos ecossistemas aquáticos não marinhos, com apresentação de diversos estudos, experiências e projetos. Programa já disponível.
A conferência, organizada pela ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, em parceria com o ICNB - Instituto da Conservação da Natureza e o Município de Torres Novas, no âmbito do projeto internacional AARC - Atlantic Aquatic Resource Conservation, decorrerá no cineteatro Virgínia, em Torres Novas.
Dirigindo-se quer a técnicos e investigadores, quer a autarcas, gestores do território, empresários, professores e estudantes, o evento pretende chamar a atenção da opinião pública para a importância dos ecossistemas aquáticos e as iniciativas que estão a ser desenvolvidas na área.
Os ecossistemas aquáticos dulçaquícolas e estuarinos são sistemas com uma importância-chave no território. Não obstante, estão frequentemente sujeitos a múltiplas ameaças e a uma gestão inadequada e parcelar, com graves consequências para populações humanas e a biodiversidade.
Na abertura dos trabalhos está prevista a presença da Ministra da Agricultura, do Mar e do ordenamento do Território, Assunção Cristas, assim como dos presidentes da ADIRN, Pedro Ferreira, do ICNB, Tito Rosa, e da C. M. Torres Novas, António Rodrigues.
As intervenções sucedem-se ao longo do dia, num programa extenso:
- 10h15 Gestão e Conservação de Ecossistemas Aquáticos: os casos do Almonda e das Turfeiras de Altitude (Paulo Pereira e Miguel Peixoto/Ideias Sustentáveis; Ernestino Maravalhas/Tagis; Paulo Monteiro/Quercus)
- 10h40 O contributo das Águas do Ribatejo para a despoluição do Almonda (José António Moura de Campos/Águas do Ribatejo)
- 11h05 O Plano de Ordenamento da Reserva Natural do Paul do Boquilobo e a sua importância para a gestão da Área Protegida (Fernando Faria Pereira/ICNB)
- 11h50 Estratégia de gestão e conservação da maior lagoa natural da Península Ibérica: desafios e oportunidades (Célia Laranjeira/C. M. de Águeda)
- 12h15 Restauração e reabilitação de linhas de água - o espaço da Engenharia Natural (João Paulo Almeida Fernandes /Universidade de Évora)
- 12h40
Ecological restoration of migratory fish in South West England: Fish pass and river engineering(Adrian Dowding/Westcountry Rivers Trust)
- 15h00 Peixes migradores em Portugal: crónica de um fim anunciado (Pedro Raposo de Almeida /Depto de Biologia da Universidade de Évora e Centro de Oceanografia)
- 15h25 Reprodução em cativeiro como ferramenta para a preservação de espécies criticamente ameaçadas de peixes de água doce (Carla Sousa Santos/Centro de Biociências do ISPA)
- 15h50 Boas e más notícias: gestão das lagoas temporárias de Longueira-Almograve para a conservação do Cágado-de-carapaça-estriada versus o colapso da comunidade de anfíbios do Paul do Boquilobo (Pedro Segurado/Centro de Estudos Florestais do ISA; Dário Cardador, Alexandrina Pipa e Paulo Lucas/Quercus)
- 16h35 Reintrodução da Águia-pesqueira Pandion haliaetus em Portugal (Luís Palma, Andreia Dias, João Ferreira, Marco Mirinha e Pedro Beja/CIBIO)
- 17h00 Utilização sustentável das Zonas Húmidas através do Ecoturismo (Maria João Pereira, Joaquim Reis e Sofia Lourenço/Natuga)
- 17h25 Conclusões e encerramento dos trabalhos
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]