Geoparque Açores é capa do Olhar o Mundo Rural

2017-08-04

Neste número 14 do Olhar o Mundo Rural, Osório Silva assina o último editorial como membro do Conselho de Administração da GRATER, despedindo-se com elogios ao movimento do desenvolvimento rural. "Foi-me dada a oportunidade de conhecer mais do que um programa de incentivos, um movimento ativo e fortemente participado do desenvolvimento rural. Uma ideia, um projeto, uma equipa (tem sido uma honra, poder trabalhar com as nossas técnicas, dada a sua entrega e profissionalismo no bem servir), com uma metodologia muito própria e produtiva e que deveria ser alargada a outras áreas. Não se dão apenas apoios… incentiva-se, promove-se, constroem-se e alargam-se redes.”

Quem diz redes, diz nó. É precisamente esse o propósito da rubrica “Espaço Associado”, apresentar um nó da rede da GRATER. Neste número a escolha recaiu sobre a Associação de Jovens Agricultores da Ilha Terceira. O dirigente desta associação, criada em 1989 e que conta mais de 200 associdados, Anselmo Pires, refere algumas dificuldades e oportunidades dos seus associados, entre os quais, o acesso ao crédito, o acesso à terra, as alterações climáticas e a inovação tecnológica ao serviço das práticas agrícolas sustentáveis.

Os "Projetos exemplares" são da área da comunicação e da ocupação de tempos livres. O primeiro projeto focado nesta edição é da VITEC, canal televisivo da Terceira com uma produção diária e uma equipa no quadro a tempo inteiro que beneficiou do apoio da GRATER em 2009 para a construção de um estúdio. Hoje pode ser visto na internet, nas plataformas digitais e nos canais da MEO e da ZON.

O Talentuskids é um projeto de sucesso do Centro Comunitário da Terra Chã, também ele financiado pela GRATER, que visa a ocupação dos jovens em tarefas comunitárias, como a manutenção de hortas e a confeção de refeições. Nas palavres do mentor do Centro Comunitário, Luíz Pereira, “dar tarefas aos mais novos, responsabilizá-los, é uma forma eficaz de lhes transmitir os valores da assiduidade e do comprometimento, do voluntariado e do altruísmo.”

O tema de capa “Geoparque dos Açores” é abordado através de uma entrevista a Luís Botelho, presidente deste organismo, que coloca em destaque a 14ª Conferência de Geoparques Europeus, segundo ele “um evento muito importante que ajudará a promover a Região, pois trará aos Açores cerca de 400 participantes de mais de 20 países, não só da Europa, mas também de outros continentes.” Importa referir que a GRATER é uma das associadas fundadoras do Geoparque dos Açores.

A rubrica “Notícias” dá conta da realização do III Comité de Acompanhamento do PRORURAL+, da participação da GRATER na Feira Cuba LEADER, da série de programas televisivos sobre o Geoparque dos Açores transmitida na RTP/Açores e da celebração do primeiro Dia Europeu das Comunidades Sustentáveis a 23 de setembro.

"Olhar o Mundo Rural", n.º 14, de agosto de 2017, encontra-se em anexo.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]