Gastronomia de Trancoso reinventada

2012-06-12

2012

A associação Raia Histórica, no âmbito do projeto de cooperação LEADER 7 Maravilhas da Gastronomia, desafiou o Chef Fausto Airoldi a reinventar a culinária local, com base em receitas tradicionais e a partir dos produtos da região.

No âmbito da iniciativa, visando dotar a restauração de Trancoso (Beira Alta) de maior modernidade, foram identificados seis pratos nas categorias de petiscos, entradas, pratos de peixe, pratos de carne e sobremesas que o Chef Fausto Airoldi deu um toque de inovação e modernidade.

As receitas selecionadas, envolvendo grande número de produtos locais, tais como, míscaros, castanha, nabiça, grelos, espigos, pão de centeio, carne de porco, milho e as sardinhas doces de Trancoso, foram apresentadas, primeiramente, no dia 20 de maio, na Escola Profissional de Trancoso, e no passado dia 1 de junho, no restaurante Spot São Luiz, em Lisboa.

Segundo o coordenador da Raia Histórica, José António de Sales Gomes, a iniciativa visa «chamar a atenção para as potencialidades de Trancoso, em termos de oferta gastronómica e raízes culturais. Trancoso é uma região que se destaca pela sua culinária, resultado da sua geografia e condições naturais fazem desta região um território notável em iguarias regionais».

Para o Chef Fausto Airoldi «foi um privilégio estar envolvido neste projeto que prova que o nosso património cultural e gastronómico tem bases tão fortes e meritórias que permanecerá por muitas gerações. Estes toques de modernidade são necessários para continuar a seduzir os mais jovens e para que os produtos possam evoluir através de novas confeções e utilizações que só os vão valorizar ainda mais».


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]