2012-06-12

2012
A associação Raia Histórica, no âmbito do projeto de cooperação LEADER 7 Maravilhas da Gastronomia, desafiou o Chef Fausto Airoldi a reinventar a culinária local, com base em receitas tradicionais e a partir dos produtos da região.
No âmbito da iniciativa, visando dotar a restauração de Trancoso (Beira Alta) de maior modernidade, foram identificados seis pratos nas categorias de petiscos, entradas, pratos de peixe, pratos de carne e sobremesas que o Chef Fausto Airoldi deu um toque de inovação e modernidade.
As receitas selecionadas, envolvendo grande número de produtos locais, tais como, míscaros, castanha, nabiça, grelos, espigos, pão de centeio, carne de porco, milho e as sardinhas doces de Trancoso, foram apresentadas, primeiramente, no dia 20 de maio, na Escola Profissional de Trancoso, e no passado dia 1 de junho, no restaurante Spot São Luiz, em Lisboa.
Segundo o coordenador da Raia Histórica, José António de Sales Gomes, a iniciativa visa «chamar a atenção para as potencialidades de Trancoso, em termos de oferta gastronómica e raízes culturais. Trancoso é uma região que se destaca pela sua culinária, resultado da sua geografia e condições naturais fazem desta região um território notável em iguarias regionais».
Para o Chef Fausto Airoldi «foi um privilégio estar envolvido neste projeto que prova que o nosso património cultural e gastronómico tem bases tão fortes e meritórias que permanecerá por muitas gerações. Estes toques de modernidade são necessários para continuar a seduzir os mais jovens e para que os produtos possam evoluir através de novas confeções e utilizações que só os vão valorizar ainda mais».



Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]