GAL portugueses em cooperação com Cabo Verde no âmbito do projecto “Terras da Lusofonia”

2020-01-29

Os GAL ADIRN (entidade coordenadora), ADRIMAG, ADRIMINHO, AVEIRO NORTE, AVEIRO SUL e DUECEIRA enquanto parceiros do projecto de cooperação “Terras da Lusofonia”, apoiado pela Cooperação LEADER do PDR2020, participaram entre 14 e 19 de Janeiro numa visita técnica a Cabo Verde, Ilhas de São Vicente e Santo Antão.

I13390-COOPERACAO.JPG

Da visita técnica constaram várias actividades: reuniões com parceiros locais com vista à implementação da “Casa da Lusofonia” no Mindelo, actividade integrante deste projecto, bem como participar no “Encontro de Cooperação e Desenvolvimento Rural”, apresentação do Plano de Marketing para o Turismo Sustentável de Santo Antão, participação na Mesa Redonda “Pensar a História da Ilha de Santo Antão na perspetiva do Turismo Cientifico e Cultural”, visita à Feira AgroIndustrial de Santo Antão e comemorações do dia do Município da Ribeira Grande, parceiro de diversas iniciativas com GAL e Municípios portugueses.

I13390-2.JPG

Durante estes dias decorreram reuniões com os parceiros locais, nomeadamente a Câmara do Comércio do Barlavento, ProEmpresa e AGRORIG e realizaram-se visitas a jovens empresários locais, que se pretendem instalar nas áreas da restauração e turismo e que anteriormente fizeram parte de ações de formação desenvolvidas no âmbito dos projectos de cooperação.

Foram ainda estabelecidos contactos institucionais com o Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde; Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde; Director do Fundo de Turismo de Cabo Verde e Ministra do Turismo de São Tomé e Príncipe, no âmbito do apoio institucional destas entidades ao desenvolvimento das iniciativas e actividades a levar a cabo nestes países no âmbito deste projecto de cooperação.

I13390-3.JPG

Todas as entidades entendem este projecto como importante e exemplar para a cooperação entres os países da CPLP, não só pela sua abrangência territorial e de entidades, como pelos objectivos a que se propõe, tendo sido manifestado o interesse e apoio do governo de Cabo Verde.

Para a Câmara do Comércio do Barlavento, este projecto pode ser uma excelente “incubadora” de novas iniciativas, troca de experiências e abertura de mercados aos empresários dos países envolvidos.

De igual modo o Director do Fundo do Turismo de Cabo Verde manifestou o interesse na parceria e articulação dos projectos e iniciativas a desenvolver entre Portugal e Cabo Verde.

I13390-4.JPG

Foi ainda, articulado com a Ministra de Turismo de São Tomé e Príncipe a realização do Fórum de Disseminação em S. Tomé e Príncipe no segundo semestre de 2020, alusivo ao tema do turismo sustentável.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]