GAL de toda a UE reúnem-se em Bruxelas para debater o LEADER

2012-05-03

2012

O grande evento LEADER juntou cerca de 400 representantes de mais de 300 Grupos de Ação Local (GAL) dos 27 Estados-membros, das redes rurais nacionais e de outras organizações envolvidas no desenvolvimento local em meio rural.

Estratégias de Desenvolvimento Local e Cooperação foram os temas do evento, organizado pela Rede Europeia de Desenvolvimento Rural, nos dias 27 e 28 de abril. De Portugal, estiveram presentes oito GAL, a Federação MINHA TERRA e a Rede Rural Nacional.

Os trabalhos arrancaram com uma animada discussão num plenário alargado sobre a importância das estratégias de desenvolvimento local e da cooperação LEADER para o desenvolvimento dos territórios rurais, com base em testemunhos de pessoas envolvidas a nível europeu, de redes nacionais e de GAL.

Este ano, os principais objetivos do evento foram: melhorar a qualidade da implementação das estratégias de desenvolvimento local dos GAL nos seus territórios de intervenção; integrar a cooperação como uma componente-chave das estratégias de desenvolvimento local; e incentivar uma nova onda de projetos de cooperação transnacional.

O evento incluiu uma «feira» sobre trabalho em rede e cooperação, fornecendo informação sobre projetos de cooperação transnacional e permitindo aos GAL conhecer e dar a conhecer as especificidades dos respetivos territórios e as necessidades em termos de cooperação, e fazer coincidir áreas de trabalho. Desenvolvimento Local, Sociedade, Educação e Cultura, Ambiente, Empreendedorismo, Produtos Locais e Turismo, foram alguns dos temas em destaque.

No segundo dia, durante a manhã e a tarde, foram realizados dois workshops paralelos, sobre conceção e implementação de estratégias de desenvolvimento local, estimulando a capacidade criativa dos participantes e enriquecendo o trabalho do Focus Group dinamizado pela Rede Europeia de Desenvolvimento Rural sobre como melhorar a conceção e implementação das Estratégias de Desenvolvimento Local.

Aproveitando esta grande reunião de GAL, a ELARD (European LEADER Association for Rural Development) apresentou a Declaração de Bruxelas: Salvaguardar o futuro da Abordagem LEADER.

O documento, aprovado pelos participantes da conferência, visando assegurar o papel central do LEADER no próximo período de programação (2014-2020), reafirma que «a Abordagem LEADER é uma ferramenta ideal para apoiar os objetivos da Estratégia Europa 2020, em termos de um crescimento «inteligente», «sustentável» e «inclusivo»".

A ELARD louva a iniciativa da Comissão Europeia, ao propor uma abordagem muti-fundos no próximo período de programação, que indica o reconhecimento do verdadeiro potencial e impacto positivo desta metodologia no rejuvenescimento das zonas rurais e regeneração das economias estagnadas, mas alerta para as consequências da proposta (da Comissão) que aponta para uma diminuição do orçamento do II Pilar da PAC.

"O desenvolvimento rural continuará a ser uma área-chave no período 2014-2020», defende a ELARD, reafirmando que «milhares de Grupos de Ação Local têm demonstrado que a aplicação das características específicas da Abordagem LEADER pode ajudar a encontrar soluções inovadoras, ambientalmente e socialmente sustentáveis para os territórios rurais, bem como a mobilizar o capital humano, social, económico e cultural da Europa rural».

A ELARD apela, por isso, a uma alocação mínima de cinco por cento dos fundos para o desenvolvimento rural ao LEADER, de forma a garantir a continuidade da implementação da Abordagem LEADER no próximo quadro de programação, em prol do bem-estar e da sustentabilidade dos territórios rurais.

Mais informação disponível, aqui.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]