GAL de Portugal recebem GAL da Estónia

2011-09-15

2011

A MINHA TERRA e a RRN, no âmbito das atividades de facilitação da cooperação entre Grupos de Acão Local (GAL) LEADER, organizaram a visita de uma delegação de 15 pessoas provenientes do GAL ARENDUSKA da Estónia.

Após uma sessão em sala sobre o programa LEADER em Portugal e a Abordagem LEADER no PRODER, que contou também com a colaboração do Secretariado Técnico da Autoridade de Gestão do PRODER, a delegação do GAL da Estónia (http://www.arenduskoda.ee/) visitou os territórios e projetos dos GAL ADAE - Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego e Sol do Ave - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave.

No território da ADAE visitaram o projeto integrado da Pia do Urso e o Mosteiro da Batalha, no da AD ELO uma unidade de transformação de pastéis de Tentúgal e em Fafe foram recebidos pela Sol do Ave, que apresentou um projeto de alojamento turístico que integra um centro interpretativo.

O Programa LEADER cobre 99,99 por cento da área rural da Estónia. Atualmente existem 26 GAL na Estónia a implementar a Medida LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2007-2013 no âmbito das suas estratégias.

Até 10 por cento do orçamento do Programa de Desenvolvimento Rural será distribuído através da Medida LEADER. Isto é, 85,7 milhões de euros, o que significa uma média de mais 12 milhões de euros de apoio a ser distribuído com a partiicpação dos GAL.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]