2026-06-16
No dia 13 de junho e integrado na Feira Agrícola Açores, o Pavilhão Institucional do Parque Multissetorial da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, recebeu o Fórum “LEADER Açores: Legado e Novos Desafios da PAC”.
Organizado pelos quatro Grupos de Ação Local dos Açores (GAL) — GRATER, ADELIAÇOR, ARDE e ASDEPR, o encontro juntou representantes institucionais, especialistas, agentes do território e responsáveis políticos para refletir sobre o papel do programa LEADER no desenvolvimento local e debater os desafios e oportunidades da nova Política Agrícola Comum (PAC).
Dividido em dois painéis, o primeiro “O legado do LEADER nos Açores” com testemunho de entidades e pessoas que beneficiaram e/ou estiveram envolvidos no LEADER, teve como oradores: Hélio Rocha (presidente da Junta de Freguesia da Agualva), Célia Pereira (presidente de direção da ANIMAR), Helga Barcelos (administradora da Quinta dos Açores) e Paulo Prudêncio (presidente do Instituto de Santa Catarina).
Os intervenientes apresentaram alguns exemplos dos 9.556 projetos aprovados pelos 4 GAL dos Açores, nos últimos 30 anos, com um investimento aprovado de quase 100 milhões de euros, destacando a relação de proximidade com as equipas dos Grupos de Ação Local e o apoio a iniciativas que de outro modo não teria sido possível realizar.
O segundo painel “O Desenvolvimento Local e os Novos Desafios da PAC” teve a participação de Susana Barradas (subdiretora-geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral) e de Paulo Cabral e André Franqueira Rodrigues, eurodeputados portugueses que integram a Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu. O painel explorou as perspetivas do LEADER no futuro Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia. Susana Barradas apresentou a proposta da Comissão Europeia, os potenciais impactos para Portugal, em particular para o LEADER que, embora obrigatório, deixa de ter uma alocação financeira garantida. Os dois eurodeputados, reconhecendo os resultados do LEADER nos quadros anteriores, identificaram as respetivas iniciativas no quadro do Parlamento Europeu para a sua salvaguarda, assim como as preocupações com as especificidades das Regiões Ultraperiféricas da União, que os Açores integram.
Luís Chaves (coordenador da Federação Minha Terra) foi responsável pela moderação de ambos os painéis, proporcionando momentos de partilha de experiências, troca de conhecimentos e reflexão estratégica.
O encerramento da iniciativa ficou assinalado por um momento de reflexão e diálogo entre os participantes, que destacou a necessidade de garantir o regime POSEI, assim como o LEADER no próximo Quadro Financeiro Plurianual da União. As intervenções reforçaram a vontade comum de prosseguir uma estratégia de cooperação orientada para a inovação, a sustentabilidade e a valorização do meio rural nos Açores.
O evento foi acompanhado pela RTP Açores, estando a reportagem resultante disponível aqui.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]