Fórum Nacional de Redes da Sociedade Civil

2014-02-10

Sob o tema “Os desafios da sociedade civil portuguesa face ao atual contexto económico e social”, a iniciativa – de nove organizações, entre as quais a Minha Terra – realiza-se dias 20 e 21 de fevereiro no ISCTE-IUL, em Lisboa.

Esta iniciativa surge numa altura em que a sociedade portuguesa enfrenta vários desafios decorrentes do atual contexto económico e social, tanto a nível nacional como internacional, e numa conjuntura global marcada pelas negociações com vista à definição da agenda mundial de desenvolvimento sustentável para o período pós-2015, nas suas dimensões económica, social, ambiental e de governação.

Pela multiplicidade de desafios, este é o momento para a sociedade civil portuguesa se mobilizar e mostrar qual o papel que desempenha e de que forma poderá contribuir para criar uma sociedade mais justa, equitativa, solidária e participativa.

Este Fórum, mais do que reunir os diferentes quadrantes da sociedade civil, pretende sentar à mesma mesa organizações com visões e abordagens diferentes, de modo a fomentar o diálogo e a criação de pontes com vista a suscitar propostas capazes de responder aos problemas que o país e o mundo enfrentam.

Esta primeira edição do Fórum pretende:

  • Refletir sobre o papel das organizações da sociedade civil portuguesa no contexto da crise económica e social;
  • Dar a conhecer as organizações da sociedade civil portuguesa e promover o diálogo entre elas, de forma a tornar mais fácil e eficiente a resposta aos desafios globais e locais;
  • Propor uma declaração de compromisso das organizações da sociedade civil portuguesa sobre o seu papel e contributo na busca de soluções para os problemas que o país enfrenta.

Organização: Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local; Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC); Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS); Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente (CPADA); Conselho Nacional da Juventude (CNJ); Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES); Plataforma Portuguesa dos Direitos das Mulheres (PpDM); Plataforma Portuguesa das ONGD e Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local.

Mais informação, programa e inscrições, aqui.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]