Formação Espaço de Intervenção

2011-04-12

28 de abril a 14 de maio 2011

O curso, promovido pela ADRIMAG em colaboração com a Associação Geoparque Arouca e CEARTE, destina-se essencialmente aos artesãos do território de intervenção. Inscrições abertas.

O curso Espaço de intervenção - áreas de exposição, produtos e público-alvo, de 50 horas, decorre no Museu Municipal de Arouca, quintas e sextas das 14h às 19h e sábados das 9h às 18h.

Para mais informações e inscrições contactar a ADRIMAG.

Tel: +351 256 940 350

Visualize o cartaz do curso aqui.

Ficha de inscrição disponível aqui.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]