Formação em animação turística e ecoturismo

2015-01-20

O Curso de Formação em Utilização Sustentável do Património do Puro Algarve – a iniciar a 9 de fevereiro – é organizado pela Associação In LOCO, o IEFP, a Câmara Municipal de Faro e a Universidade do Algarve.

O objetivo do curso é contribuir para a preparação de animadores turísticos que trabalhem ou queiram vir a trabalhar na área do Turismo Cultural e Natural, transformando em emprego e trabalho qualificado as imensas oportunidades Naturais e Culturais que a região apresenta.

Abrange os módulos: Património Cultural, Património Natural, Itinerários e Circuitos Turísticos, Áreas Protegidas e Planeamento e Organização de Projetos de Animação, num total de 200 horas.

A formação inicia-se no dia 9 de fevereiro de 2015 e decorre entre as 9he as 17h no Campus da Penha, em Faro (Sala 2.25 do Complexo Pedagógico).

Mais informação disponível no site da IN LOCO, aqui.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]