FIESS 2011

2011-10-06

17-20 outubro Montreal, Canadá

O principal objetivo do Fórum Internacional sobre Economia Social e Solidária é a necessidade de um diálogo Estado-Sociedade Civil para desenvolver políticas públicas para a economia social e solidária.

Pretendendo, acima de tudo, ser um local de encontro de pessoas e ideias, o fórum apresenta um vasto programa de atividades, numa abordagem participativa e interativa, promotora do diálogo.

Um dos grandes desafios deste fórum internacional será apresentar e discutir métodos e práticas que facilitem a construção de políticas públicas para a economia social e solidária.

Assim, espera-se, neste fórum, reunir os principais atores sociais da economia social e solidária de países do norte e do sul; fortalecer as parcerias entre a sociedade civil e o governo; destacar boas práticas de economia social e solidária; incentivar o intercâmbio de ideias em torno do tema a nível internacional.

Território e Desenvolvimento Local, Inovação e Empreendedorismo, Comércio justo, Trabalho e Emprego, Segurança alimentar - são os temas de trabalho propostos.

A fim de fomentar a discussão e o debate, haverá documentos de trabalho que irão proporcionar perspetivas comparativas sobre políticas e experiências de sucesso na criação de empresas de economia social e solidária, nomeadamente, sobre os cinco temas específicos e seis estudos de caso: África do Sul, Bolívia, Brasil, Canadá, Mali e Espanha.

O fórum é organizado pela Chantier de l»Economie Sociale, em parceria com o governo e a cidade de Montreal, Quebeque.

Mais informações e inscrições na página na internet do FIESS 2011.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]