Festival Gastronómico Ibérico

2014-02-28

Dinamizado pela parceria Tejo Vivo, durante o mês de março nos territórios situados nas margens do Tejo.

 

Promover a gastronomia e os produtos associados ao rio, envolvendo os estabelecimentos de restauração, produtores de vinho, azeite, enchidos e fumeiro locais, é um dos objetivos do evento, no âmbito do projeto de cooperação Tejo Vivo.

Por outro lado, pretende-se estimular o trabalho em rede a nível ibérico dos restaurantes, produtores e das Associações de Desenvolvimento Local parceiras neste projeto de cooperação, seis de Portugal, 11 de Espanha.

Neste festival desafiam-se também os produtores de vinho, azeite e enchidos que durante o mês da ação poderão realizar provas dos seus produtos, visitas guiadas a instalações, vinhas e olivais.

Nos dias 28 e 29, em Idanha-a-Nova, a parceria irá realizar um encontro de reflexão Tajo/Tejo Vivo, destinado não só aos parceiros do projeto como a outras associações de desenvolvimento local, municípios, atores locais, estabelecimentos de ensino superior e público em geral.

Centrado nos temas Identidade Territorial, Desenvolvimento Local e Inovação, o encontro pretende promover a discussão sobre a diversificação económica dos territórios junto ao Tejo (portugueses e espanhóis), abordando diferentes áreas (sociocultural, turismo, património, meio ambiente, empreendedorismo, inovação) mas também partilhar conhecimentos, experiências e criar uma rede de contactos ibéricos.

O Tajo/Tejo Vivo abrange municípios desde Castilla (Espanha) ao Ribatejo (Portugal) e neste 1.º Festival Gastronómico decorrerá, nomeadamente, em 57 restaurantes localizados em Talavera, Sierra de San Vicente y la Jara, Castilla la Mancha (Espanha), Raia Centro Sul, Pinhal Interior, Sôr e Ribatejo (Portugal).

O Tajo/Tejo Vivo é um projeto de cooperação ibérica, apoiado pela abordagem LEADER do PRODER, assente numa estratégia comum, inovadora e sustentável, de forma a contribuir para o aumento da competitividade e desenvolvimento social, económico e ambiental desses locais, e os afirme, como um destino turístico consolidado.

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior é a chefe de fila portuguesa, onde integram as Associações de Desenvolvimento Local ADIRN – Ribatejo Norte, ADRACES – Raia Centro-Sul, APRODER – Ribatejo, LEADER SÔR e Pinhal Maior. Do lado de Espanha, os parceiros são a ADAC -Alcarria y la Campiña, ADC – Tierras de Talavera, Sierra San Vicente y la Jara, ADECOR – Oropesa, ADESVAL - Valle Alagón, ADISGATA – Sierra de Gata, Castillos del Medio Tajo, FADETA – Tajuña, Montes de Toledo, Valle del Jerte, TAGUS – Tajo, Salor, Almonte, coordenados pela ARACOVE - Aranjuez Comarca de Las Vegas.

Mais informação no site da TAGUS.

Para saber mais sobre o encontro de reflexão Tajo/Tejo Vivo, contactar a ADRACES, Tel. 272 540 200, E-mail adraces@adraces.pt

 

Documentos Anexos:

Cartaz


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]