Festa do Nosso Pão

2011-09-01

2 a 5 de setembro 2011

A 12ª edição da Festa do Pão, integrada na Feira Anual de Cuba, numa parceria TERRAS DENTRO e autarquia, representa 12 padarias de pão alentejano, a broa de milho e o pão de centeio de Seia e ainda o pão das Filipinas.

Para além da mostra e venda de pão e seus derivados, a Festa do Nosso Pão 2011 conta com a exposição «O Ciclo do Pão», cedida pelo Museu do Pão, em Seia, uma Feira do Livro sobre a temática do pão e ainda um Espaço Criança onde serão dinamizadas diversas atividades à volta do pão e sua confeção.

Este ano, a par da habitual participação das padarias da região, vão estar também a broa de milho e o pão de centeio de Seia, em representação regional, e o pão asiático das Filipinas, assegurando a vertente internacional do evento.

Graças a esta componente transnacional, introduzida na 8ª edição, em 2007, os visitantes da Festa do Pão já tiveram a oportunidade de ficar a saber como se faz a baguete francesa, o pão marroquino e o pão brasileiro. De outras regiões do país, já foram à Festa do Pão a broa de Avintes e o tradicional bolo do caco madeirense.

Promover e valorizar o pão tradicional alentejano e produtos derivados da panificação, divulgando formas de fabrico, ingredientes utilizados, materiais e equipamentos, têm sido as ideias principais da Festa do Nosso Pão.

A forma tradicional de confecionar o pão no Alentejo foi sofrendo alterações ao longo dos anos, mas ainda existem muitas padarias e panificadoras cujos processos de fabrico se aproximam muito do que foi o tradicional, nomeadamente, o amassar à mão e a utilização do forno de lenha.

No Alentejo, o pão assumiu ao longo dos anos um protagonismo de relevo que ainda hoje é marcante na gastronomia local. O pão está presente na alimentação das nossas «gentes» de manhã à noite, quer nas tradicionais sopas e açordas, nas tibornas, no pão com conduto de manhã ao pequeno-almoço ou na ceia à noite, nas fatias douradas e em tantas outras sobremesas à base de pão.

Tudo isto fez e faz do pão alentejano um alimento de excelência que merece ser valorizado entre os mais velhos e divulgado junto dos mais novos. É com este objetivo que a TERRAS DENTRO - Associação para o Desenvolvimento Integrado tem organizado e dinamizado a Festa do Nosso Pão, com o apoio da Câmara Municipal de Cuba.

O pão é alimento, é sinónimo de terra e de trabalho, é símbolo religioso, é arte? É de trigo, centeio, triticale, mistura, milho, especial?

Para a TERRAS DENTRO, o pão tem sido e continuará a ser um tema agregador de cultura, identidade, tradição e atualidade.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]