Festa do Bodo nas Semanas Animadas

Jun. 2004

Festa do Bodo, de 18 a 26 de Junho,

na Loja do Mundo Rural

O projecto «Semanas Animadas», levado a cabo na Loja do Mundo Rural, termina com a celebração do Bodo. Além de informação alusiva a esta antiga tradição, vão estar à prova, entre 18 e 26 de Junho, algumas das iguarias mais comuns nesta ocasião, como os bolos de cabeça e as ferraduras de erva-doce. Quem passar pelo nº. 216 da rua Saraiva de Carvalho, em Campo de Ourique, pode ainda ouvir um grupo de adufeiras de Idanha (Sábado, 19) e assistir ao trabalho de uma artesã de marafonas e de um escultor de peças religiosas em raiz de oliveira.

O Bodo é o culminar das festividades realizadas entre os Domingos de Páscoa e de Pentecostes em honra do Divino Espírito Santo e simboliza a partilha entre os homens. Em Portugal, foram D. Dinis e a rainha Santa Isabel os monarcas inauguradores deste cerimonial religioso. Reza a tradição que a primeira cerimónia deste culto se realizou na Sé de Coimbra e que dela constou a coroação simbólica de um mendigo, seguida da distribuição de alimentos aos pobres, ou seja, do Bodo.

A partir desta data, o ritual disseminou-se pelo país e, nalguns locais, sobreviveu até ao presente. Já não se distribuem açafatas de confeitos ou cambos de peixe, como outrora em Pombal. Mas na aldeia de Espírito Santo, em Soure, ainda se compartem por esta ocasião pinhões e bolos; na Batalha, saboreiam-se as ferraduras de limão, canela e erva-doce; e, nalgumas freguesias açorianas, corre o vinho de cheiro e ofertam-se rosquilhas de massa sovada.

Porque o Bodo é, por excelência, uma festa da partilha, aqui fica o convite para compartir connosco estes e outros sabores divinos na última Semana Animada.

Criada com o objectivo de promover as Regiões, suas gentes e culturas, a ProRegiões é o resultado do esforço colectivo de algumas associações locais que, dispersas no território nacional, sentiram a necessidade de tecer uma rede urbana para dar resposta a problemas do desenvolvimento rural.

ADIRN (Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte), ADRUSE (Associação de Desenvolvimento Integrado da Serra da Estrela), INDE (Inter Cooperação e Desenvolvimento), TROTE-GERÊS (Cooperativa Cultural de Ocupação de Tempos Livres) e TAGUS (Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior) são algumas das associações que constituem a ProRegiões.

Desta união nasceu o projecto Loja do Mundo Rural, como ponto de encontro entre quem produz nas nossas regiões e aqueles que buscam os objectos e os paladares esquecidos. Neste espaço, a tradição é revivida através da realização de exposições e do contacto com artesãos e produtores agrícolas. É com enorme gosto e simpatia que estes pequenos produtores se disponibilizam para falar das suas artes, mantendo assim viva a nossa cultura popular.

Na Loja do Mundo Rural, onde as teias de desenvolvimento local se tecem de forma a responder ao despontar no meio urbano de um gosto pela tradição e pelos produtos naturais e manufacturados, juntam-se em parceria as Associações de Desenvolvimento Rural de todo o país e o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, com o programa LEADER, para dar corpo a um projecto dos que acreditam na potencialidade e qualidade dos produtos tradicionais.

A Loja do Mundo Rural vai dar início à segunda fase das semanas animadas LEADER+. Estão previstas 10 semanas animadas a realizar na loja do Mundo Rural até Julho de 2004.

As Semanas Animadas consistem na criação de um conjunto de animações calendarizadas e temáticas, criando hábitos de animação no espaço urbano, com temas que são cativantes para a população e paralelamente que actuam transversalmente na divulgação da nossa cultura e dos nossos territórios. Acções pontuais, criando um ciclo de animações, ciclo esse, que estará interligado com o quotidiano do mundo rural. As festas, momento de ruptura com a normalidade dos dias, têm uma relação directa com as estações do ano e portanto com o trabalho agrícola. Quase todas elas apresentando aspectos religiosos e profanos, associadas a manjares próprios, danças, músicas, entre outros, numa multiplicidade de identidades e características locais.

Ao longo de cada estação do ano foram escolhidas algumas das mais importantes fainas agrícolas e das festas de maior importância, para através delas destacar e promover os produtos, a cultura e o turismo.

As Semanas Animadas foram organizadas em três grandes áreas: produtos agro-alimentares; festas rurais e turismo. Assim e considerando que iniciamos esta animação no Outono de 2003, reflectindo portanto ao longo das 6 semanas realizadas em 2003, as épocas de Outono e Inverno, para 2004, procurámos as temáticas relacionadas com as restantes épocas. Assim estão organizadas as seguintes semanas:

  • Entrudo Chocarreiro 1 a 6 de Março
  • Pão Nosso 12 a 18 de Março
  • Com o galo a cantar de 19 a 26 de Março
  • Queijos Mil 2 a 9 de Abril
  • Cheios Enchidos 16 a 23 de Abril
  • Maias em Maio de 1 a 7 de Maio
  • Doces Compotas 8 a 14 de Maio
  • Ervas de cheiro de 22 a 28 de Maio
  • Doce Mel 4 a 12 de Junho
  • Festa do Bodo 18 a 26 de Junho

Rua Saraiva de Carvalho, 216

Campo de Ourique

Tel. 21 395 88 89 / 96 580 41 24

Documentos Anexos:

Calendário das Semanas


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]