2012-06-24

Ilha do Pico, Açores
A Festa das Vindimas, organizada pela ADELIAÇOR, já arrancou. O programa inclui dezenas de eventos, nomeadamente, provas de vinhos e visitas à Rota do Vinho do Pico - classificada pela UNESCO.
O programa das Festas das Vindimas, que culmina em novembro, com a comemoração do Dia Europeu do Enoturismo, prevê uma série de atividades, nomeadamente, cursos de iniciação à prova de vinhos, momentos de harmonização eno-gatronómica, com destaque para os produtos locais de qualidade e a sua associação aos vinhos certificados do Pico, ações de acompanhamento da produção de vinho, animação cultural (Baile das Vindimas e recriação histórica das vindimas) e visitas à Rota do Vinho do Pico - Património da Humanidade pela UNESCO.
A ADELIAÇOR - Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores, pelo terceiro ano consecutivo, é a entidade organizadora da Festa das Vindimas, na ilha do Pico, Açores.
A Festa das Vindimas 2012 conta com a colaboração de várias entidades locais, entre as quais, o Serviço de Desenvolvimento Agrário da Ilha do Pico, o Parque Natural da Ilha do Pico e a Confraria do Vinho do Pico.
Para mais informações e inscrições consultar o site da ADELIAÇOR ou contactar a associação, Tel. 292 200 360, E-mail adeliacor@sapo.pt
Programa também disponível em www.itinerariosculturais.com
Documentos Anexos:
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]