Festa da Santa Bebiana 2012

2012-11-21

Paul - Covilhã, 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro 2012

«Venha viver o espírito de um arraial à moda antiga», na capital da jeropiga, é o convite para as festividades da Santa Bebiana deste ano. Uma organização da ADERES com apoio LEADER e a colaboração da Casa do Povo de Paul.

O programa, que tem como palco as ruas da vila, é vasto e a oferta diversificada? Bailias e folias, mercadores, artesãos, teatro de rua, oficinas artísticas, tocadores de gaitas-de-foles e pífaros? E ainda, a não perder, o jantar Bebiano, a procissão chocalheira e o sermão à Santa no Largo da Praça com Pregador de fora?

Por estes dias, a música tradicional e o teatro invadem as ruas, onde a boa comida e a bebida não faltam?

Outrora comemorada pelos pastores, a Santa Bebiana é hoje em dia uma referência cultural que há muito ultrapassou as fronteiras geográficas da vila, assumindo-se como uma iniciativa impulsionadora da animação territorial e da economia local.

Ver folheto em anexo.

Mais uma iniciativa de divulgação e promoção do território de intervenção da ADERES - Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul apoiada pelo LEADER/PRODER.

Documentos Anexos:

Folheto_frente

Folheto_verso


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]