Festa da Castanha

2012-10-25

Sernancelhe, 26 a 28 de outubro 2012

Ao longo dos três dias, a castanha é sinónimo de animação, cultura e gastronomia. Destaque para a palestra da UTAD e o passeio pedestre pela Rota da castanha e do castanheiro. Com apoio da Beira Douro.

O passeio pedestre pela Rota da castanha e do castanheiro - projeto apoiado pela Beira Douro - Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro, através do Programa LEADER+, é organizado pelo CLDS SOS - Sernancelhe Olhar Solidário. Com início previsto para as 9h, de sábado, 27, irá percorrer soutos com séculos de história, garantindo uma viagem única aos locais onde «nasce» uma das melhores castanhas do mundo.

A palestra, intitulada «A importância de cuidar do solo na saúde do souto», da responsabilidade dos professores Ester Portela e Miguel Martins da Universidade de Trás-os-Montes (UTAD), irá realizar-se sábado também, às 14h, no Exposalão de Sernancelhe.

O programa desta Festa da Castanha prevê ainda um passeio BTT, dia 28, sendo aguardadas centenas de participantes de todo o país, dispostos a pedalar por uma das mais belas manchas de castanheiros do país.

No interior do Exposalão, mais de meia centena de expositores, entre produtores e transformadores de castanha, e restaurantes juntam-se à festa, proporcionando uma mostra gastronómica associada ao que melhor define o concelho de Sernancelhe: a castanha. Destaque para os concursos da melhor castanha da Denominação de Origem Protegida Soutos da Lapa e do melhor doce de castanha.

Para animar a festa, no capítulo musical, lá estarão os grupos locais de concertinas e fado à desgarrada e o Rancho Folclórico de Sernancelhe.

Saiba mais no site do município.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]