2017-08-30
A edição 2017 do “Mercado da Ribeira: espaço de demonstrações gastronómicas da Feira da Dieta Mediterrânica” vai abrir, a 7 de setembro, com um mestre de cerimónias de renome, o chef Vítor Sobral. A partir desse dia, e até 10 de setembro, os valores gastronómicos e culturais da Dieta Mediterrânica, Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO) vão estar vão estar em destaque na zona ribeirinha de Tavira.
Tradição e sabores milenares, mas também inovação, novos produtos, novas receitas e experiências sensoriais únicas vão compor um programa animado pela presença de empresas e projetos de alimentação saudável, de sustentabilidade alimentar, de cultura gastronómica, de produção local, de circuitos curtos, de soberania alimentar, de acesso a uma alimentação saudável e acessível, e, claro, de educação alimentar.
Apostados em fazer da Dieta Mediterrânica um destino de turismo gastronómico sustentável de nível mundial, vem juntar-se a esta iniciativa o projeto de cooperação INTERREG MED – MEDFEST. É coordenado em Portugal pela Associação In Loco, reúne oito países, parceiros associados – Região de Turismo do Algarve e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo da Ualg – e o chef Vítor Sobral para representar Portugal.
A organização do “Mercado da Ribeira: espaço de demonstrações gastronómicas da Feira da Dieta Mediterrânica” está a cargo da Associação In Loco, das Escolas do Turismo de Portugal de Faro e de Vila Real de Santo António e da Câmara Municipal de Tavira.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]