Federação Minha Terra assina protocolo com Grupo Crédito Agrícola

2016-05-09

A Federação Minha Terra assinou a 6 de maio de 2016 um protocolo com o Grupo Crédito Agrícola, que disponibiliza produtos e serviços financeiros com condições competitivas às pessoas e organizações envolvidas no desenvolvimento local dos territórios rurais.

O protocolo destina-se a consagrar o acordo entre o Grupo Crédito Agrícola (GCA) e a Minha Terra com vista a proporcionar um maior apoio ao desenvolvimento das economias dos territórios rurais nacionais.

I12685-FOTOXPROTOCOLOX1.JPG

Organizado em duas partes, este acordo visa, por um lado, proporcionar à Federação Minha Terra e às Associações de Desenvolvimento Local associadas e respetivos colaboradores, um conjunto de produtos e serviços bancários e de seguros disponibilizados pelo GCA e, por outro lado, acesso a condições favoráveis aos beneficiários de projetos promovidos nos territórios rurais, nomeadamente no âmbito da gestão do LEADER / Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), um instrumento do Portugal 2020, implementado pelos Grupos de Ação Local (GAL), através de Estratégias de Desenvolvimento Local construídas de forma ascendente, focalizadas no empreendedorismo e na criação de postos de trabalho.

Das condições protocoladas destacam-se os produtos para a gestão diária das organizações, operações de crédito, financiamento a médio longo prazo e serviços de proteção. 

O protocolo foi assinado por Regina Lopes e Mário Fidalgo, respetivamente Presidente e Vice-Presidente da Direção da Federação Minha Terra, Licínio Pina, Presidente do Grupo Crédito Agrícola e José Alexandre, Vogal do Conselho de Administração Executivo do Grupo Crédito Agrícola.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]