Fataunços integra a rede das Aldeias de Portugal

2022-11-29

Fataunços é "Aldeia de Portugal". A distinção acontece depois da assinatura da carta de compromisso realizada, no passado sábado, dia 26 de novembro, na Casa de Fataunços Turismo de Habitação. 

A sessão foi o ponto alto de um programa que decorreu, durante a manhã, na aldeia e cujo objetivo foi o de recuperar, preservar e divulgar as memórias, as tradições e a gastronomia desta aldeia. A população local envolveu-se para mostrar aos visitantes a arte de confecionar pão, a riqueza e diversidade da doçaria, o sabor do vinho novo e da jeropiga entre outros sabores e saberes sobre as tradições da aldeia ou sobre figuras ilustres locais, como é o caso do geógrafo Amorim Girão. 

"Para chegar até aqui, a este dia, várias atividades foram desenvolvidas, envolvendo diversas entidades, assim como as forças vivas da aldeia", lembrou Carlos Cardoso, em representação da ADDLAP (Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva), sublinhando que todo o trabalho desenvolvido pretendeu envolver e mobilizar a comunidade local, partilhar oportunidades, lançar desafios, inventariar elementos identitários, recursos existentes, bem como definir futuras fases de trabalho, por forma a definir o plano de valorização para a aldeia. 

Enaltecendo o papel da comunidade local para o sucesso do projeto, também Cláudia Miranda da ATA - Associação de Turismo de Aldeia lembrou que as Aldeias de Portugal são uma marca e um selo de desenvolvimento local cujo objetivo é o de divulgar o que as aldeias têm de mais genuíno. Lançando o repto para que a "excelente experiência" que viveu em Fataunços perdure e se consolide, a responsável lembrou que "este projeto é o que as entidades e as pessoas queiram que ele seja. A assinatura da carta de compromisso é apenas o primeiro passo para mostrarmos o que de bom temos nesta aldeia e a população e as forças vivas locais estão a comprometer-se a não deixar morrer as tradições e o património gastronómico e imaterial de Fataunços", realçou. 

Para o presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, esta atividade vem no seguimento do trabalho que a autarquia tem realizado ao nível da preservação da identidade local. "Queremos com este projeto manter viva a alma, a identidade e a autenticidade da aldeia de Fataunços e este desígnio só é possível com a conjugação de esforços das várias entidades envolvidas: a ATA, a ADDLAP, a União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas, a Associação Dr. Amorim Girão, a ATEF - Associação de Teatro Experimental de Fataunços, a câmara municipal, e muito em particular a população de Fataunços a quem devemos um agradecimento muito especial pela forma calorosa e muito empenhada com que abraçaram e vão continuar a abraçar esta missão", concluiu. 

"Festas e Sabores" são os critérios diferenciadores que a ATA- Associação de Turismo de Aldeia atribuiu a Fataunços, características que a comunidade e as entidades locais se comprometem, durante os próximos quatro anos de vigência do protocolo, a preservar e promover. Para isso será dinamizado um plano de valorização, com várias atividades a decorrer em 2023, e que contará com o envolvimento das forças vivas locais e da população de Fataunços.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]