FARNET: Guia após Guia

2016-09-20

O último guia da rede FARNET - Rede Europeia das Zonas de Pesca, intitulado “Results-oriented CLLD” (Orientação para os resultados no DLBC Costeiro), quer apoiar o trabalho dos GAL Pescas. A seguir à produção do primeiro guia do período de programação 2014-2020, que versa sobre os primeiros passos da implementação DLBC na prática (“Starting CLLD implementation in practice”), a FARNET quis novamente ir ao encontro das necessidades técnicas dos Grupos de Ação Local.

De acordo com o Regulamento que estabelece as Disposições Comuns (Regulamento (UE) n.° 1303/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de dezembro de 2013), os GAL têm de cumprir exigências específicas no que respeita ao planeamento, entrega, avaliação e demonstração dos resultados das estratégias de desenvolvimento local (EDL). Foi daí que surgiu a oportunidade de "trabalhar" este conceito de orientação para os resultados, que está, aliás, a assumir uma importância crescente na gíria dos programas de financiamento europeus. Partindo desse conhecimento, a FARNET decidiu elaborar este 11º Guia para os GAL Pescas, que trata, de modo autónomo, as várias fases de implementação das EDL. Como? Propondo seis fichas práticas que partem de casos concretos e exploram o desenvolvimento de objetivos estratégicos, a seleção de indicadores e a fixação de metas, recolhendo e gerindo informação e adotando uma abordagem orientada para os resultados em todas as atividades do GAL. Além disso, também oferece algumas ideias sobre como avaliar o desempenho dos GAL e como medir os impactos mais abrangentes das DLBC costeiras. E quem diz GAL Pescas, diz também GAL Rurais e GAL Urbanos. 

Refira-se, por último, que o Guia Results-oriented CLLD” (Orientação para os resultados no DLBC Costeiro), traduzido para alemão, espanhol, francês, húngaro e polaco, pode ser descarregado online. 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]