Estudo recomenda a integração da cooperação nas ELD

2013-09-11

A cooperação como parte integrante das Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL) na programação 2014-2020 é uma das principais recomendações do relatório preliminar do «Estudo de Caracterização da Cooperação LEADER», apresentado no workshop que a MINHA TERRA e a Rede Rural Nacional/DGADR realizaram dia 5 de setembro, em Mértola.

 

O estudo, promovido pela MINHA TERRA e a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e realizado pelo Gabinete Oliveira das Neves, defende uma adequada articulação da cooperação com as EDL, a conceção de projetos com objetivos bem definidos (que possibilitem uma avaliação quantitativa e qualitativa), a construção de parcerias relevantes e o envolvimento das instituições e populações dos territórios nos projetos.

À luz da experiência de cooperação dos Grupos de Ação Local no Programa LEADER+ e no SubPrograma 3 do PRODER, a apresentação do estudo assinala ainda a tipologia de projetos a privilegiar no próximo período de programação, a nível nacional e transnacional, inclusive com os PALOP, de forma a capitalizar o know how adquirido e contribuir para o desenvolvimento destes países.

Na análise aos resultados, a presidente da MINHA TERRA, Regina Lopes, destacou a relevância do trabalho de cooperação para os territórios rurais, devido à fragilidade e isolamento a que estão votados, salientando que pode ser um espaço muito importante para a difusão das metodologias do desenvolvimento local, ao mesmo tempo que deve ser uma oportunidade para aumentar as competências do território.

O programa contemplou ainda as intervenções de Francisco Sarmento, investigador no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que salientou a oportunidade das associações de desenvolvimento local puderem valorizar as temáticas da «segurança alimentar» e do «direito humano à alimentação adequada», e de Ricardo Bernardino, que se referiu à cooperação na estratégia da associação Terras do Baixo Guadiana, de que é coordenador, apresentando alguns exemplos de projetos.

Organizado no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede II, financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional, em colaboração com a associação Terras do Baixo Guadiana, juntou meia centena de participantes no Parque Natural do Vale do Guadiana, um dos locais mais emblemáticos do território de intervenção desta associação.

 

 

Artigo relacionado

 

Cooperação LEADER na programação 2014-2020

 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]