Estratégias da CORANE e DESTEQUE para 2014-2020

2014-06-06

Com o objetivo de preparar a Estratégia de Desenvolvimento Local para o próximo período de programação de fundos comunitários, a CORANE e a DESTEQUE organizaram, a 5 e 6 de junho, jornadas de trabalho com os promotores de projetos apoiados no quadro 2017-2013.

Trabalhar em rede, definir estratégias comuns, de forma participada, partilhando experiências e envolvendo na programação os agentes ativos no território, foram os objetivos principais destas jornadas de trabalho organizadas em cinco ateliers temáticos:

  • Atelier 1 – Turismo
  • Atelier 2 – Património, Educação e Cultura
  • Atelier 3 – Agroalimentar
  • Atelier 4 – Serviços e outros
  • Atelier 5 – Serviços de Proximidade e Sociais

A DESTEQUE – Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente e a CORANE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina iniciaram, assim, os trabalhos de formulação da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) para  2014-2020, que beneficiará do apoio de diversos fundos comunitários, não só do FEADER mas também do FEDER e do FSE.

Neste contexto, as associações consideram “fundamental partir da experiência verificada nos últimos anos e ouvir os promotores de projetos apoiados sobre os resultados alcançados e aspetos a melhorar futuramente. Estas Jornadas de trabalho constituem assim um primeiro momento de partilha de informação e de envolvimento dos agentes locais na preparação da nova Estratégia”.

Mais informção disponível sobre a realização das jornadas nos sites da CORANE, aqui, e DESTEQUE, aqui.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]