Estatuto do Jovem Empresário Rural em foco em Alfândega da Fé

2019-06-17

O seminário “Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural”, organizado a 7 de junho em Alfândega da Fé pela AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, a DGADR – Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Federação Minha Terra e a CNJ – Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural, com o apoio da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, viu suceder-se na sessão de abertura, o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, a presidente do município anfitrião, Berta Nunes, a presidente da Minha Terra, Maria João Botelho, o presidente da CNJ – Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural, Luís Saldanha, e o presidente da AJAP, Eduardo Almendra.

I13305-IMAGEM1.JPG

Posteriormente, Vânia Rosa, directora executiva da Ernst & Young & Augusto Mateus & Associados, procedeu ao enquadramento do tema, explanando nomeadamente as 10 tipologias de mundo rural em Portugal, a oportunidade do estatuto do JER e tópicos para a sua operacionalização.

A terceira parte do seminário foi ocupada por uma mesa redonda dedicada ao tema em foco, moderada pela jornalista Fernanda Freitas, e que contou com a participação de Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Alberto Moreira Baptista, da UTAD, Fernando Oliveira Baptista, do ISA, Jorge Nunes, do PO do Norte 2020, e Firmino Cordeiro, da AJAP.

I13305-IMAGEM2.JPG

Nas palavras de Maria João Botelho, “o apoio aos jovens empresários rurais não pode ser uma intervenção ou medida isolada, tem de ser coerente com as necessidades e potencialidades dos territórios e não dar resposta apenas aos problemas específicos dos jovens, mas sim ter repercussões também junto da restante população, incluindo indirectamente da população urbana (…). Tornar estes territórios rurais atrativos, requer, na nossa opinião, um mix de medidas de políticas de diversas áreas governativas, continuadas no tempo. Como costumamos dizer, os jovens empresários têm famílias que precisam de serviços básicos de educação, justiça, saúde, cultura, etc., e em igualdade de oportunidades com as famílias vivem nas cidades ou no litoral.”

Este seminário foi realizado no âmbito de um projeto que reúne os parceiros Federação Minha Terra, AJAP, CNJ e DGADR em torno das potencialidades do Estatuto do Jovem Empresário Rural.

 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]