espaço | PORTUGAL RURAL

Out. 2005

o ponto de encontro com o Mundo Rural em Lisboa

Nove associações unem-se no projecto espaço PORTUGAL RURAL, um local de dinamização e divulgação do mundo rural português no âmbito de uma acção de cooperação de iniciativa comunitária para o desenvolvimento rural do Programa LEADER +

Em parceria com a ProRegiões, uma empresa criada com o objectivo de promover as regiões suas gentes e culturas, surge a loja PORTUGAL RURAL como resultado do esforço colectivo e de estratégias convergentes das associações que dispersas no território nacional, sentiram, a necessidade de tecer em comum uma rede urbana para a valorização dos produtores e produtos dos seus territórios.

As associações, de direito privado e sem fins lucrativos, que se constituem como parcerias locais de entidades públicas e privadas nos diferentes sectores de actividade económica, cultural e social dos seus concelhos e se unem com o objectivo de valorizar os recursos endógenos dos seus territórios e promover a qualidade de vida das suas populações.

E a ProRegiões, empresa dedicada à comercialização de produtos locais em espaço urbano que vem desde 1997 trazendo o Mundo Rural a Campo de Ourique com o a Loja do Mundo Rural.

São estes os pilares que suportam um novo desafio, visando a concretização de um espaço de promoção e representação do Mundo Rural português em Lisboa de apoio à animação e dinamização da comercialização de produtos locais em ambiente urbano.

Dando corpo a uma estratégia de cooperação onde a primordial vertente assenta no meio de atingir a escala necessária e o reforço qualitativo nas complementaridades, para a criação de um espaço dedicado à animação e dinamização da comercialização de produtos locais de qualidade em espaço urbano.

Criando um espaço de apresentação de produtos locais em contexto urbano, promovendo a divulgação sobre os produtos, produtores e territórios onde são produzidos, com a organização de pequenas acções de formação e acompanhamento de provas de produtos locais.

E consolidando uma rede nacional de espaços similares de animação da comercialização de produtos locais em ambiente urbano.

Iniciativas a desenvolver no espaço | PORTUGAL RURAL

 Organização de oficinas temáticas

 Lançamento de novos produtos e Apresentação de produtores

 Atelier»s de artes e ofícios tradicionais

 Cursos de iniciação à prova de produtos locais

 Mercados de frescos

 Exposições, Tardes de leitura e Actividades para crianças


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]