ESDIME promove concurso de fotografia

2013-06-11

«Capte o momento e faça a diferença» é o mote da iniciativa que se realiza na fase final do projeto IGualaRTe. Apresentação de candidaturas até 30 de junho.

 

Subordinado ao tema da Igualdade de Género, o concurso de fotografia IGualaRTe visa:

- sensibilizar a cidadania em geral e os/as jovens dos concelhos de Castro Verde e Aljustrel em particular para a temática da Igualdade de Género;

- desafiar os/as participantes a identificar e registar momentos de igualdade/desigualdade quotidiana em situações profissionais, familiares, escolares e pessoais;

- promover a participação cidadã, a criatividade e o sentido crítico dos/as participantes.

Regulamento disponível no site da ESDIME, aqui.

No âmbito do projeto «IGualaRTe» , desenvolvido pela ESDIME, em parceria com os municípios de Aljustrel e Castro Verde e as Escolas Secundárias de Aljustrel e Castro Verde, foram realizadas, nos últimos dois anos, diversas atividades de sensibilização dos/as jovens para as questões da Igualdade de Género, tais como: sessões sobre igualdade de género, violência no namoro, sexualidade; workshops de jornalismo, cartoon, escrita criativa, guionismo, produção de curtas metragens, collage, barro; oficinas de teatro dinamizadas pela Companhia de teatro Baal 17.

O projeto «IGualaRTe» é uma iniciativa da ESDIME - Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, cofinanciado pelo POPH (Programa Operacional Potencial Humano)/QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) e FSE (Fundo Social Europeu), através da organização intermédia CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género), Medida 7.3. - Apoio Técnico e Financeiro às Organizações Não Governamentais.

Documentos Anexos:

Cartaz


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]