Encontro final da iniciativa "MANIFesta em Ação"

2022-06-15

Em 2022, a iniciativa MANIFesta continuou o caminho de reflexão e construção de propostas em prol da criação de comunidades justas e sustentáveis, através da realização de um conjunto de iniciativas presenciais, nomeadamente de quatro assembleias regionais. A iniciativa termina a 1 e 2 de julho, com o Encontro Final MANIFesta, que terá lugar na Covilhã.  

O encontro prevê a realização de debates, partilha de experiências e práticas inspiradoras, uma prova gastronómica, uma assembleia de jovens, um conjunto de actividades culturais e de animação (exposições, cinema documental) e actividades ao ar livre (caminhada, yoga, oficinas mãos na massa, oficinas de dança e música), que decorrerão em vários espaços da Covilhã. 

Ao longo destes dois dias estarão envolvidas cerca de 57 entidades, na sua maioria representativas do tecido associativo (local e nacional) e cerca de duas centenas de pessoas na organização deste evento que prevê a realização de 1 caminhada, 1 prova gastronómica, 10 debates, 1 Assembleia de Jovens, 1 Feira Troca a Tod@s, 1 Feira do Livro Dado, 1 oficina de dança, 1 oficina de música, 23 oficinas mãos na massa e 26 partilhas de experiências. 

Subordinada ao lema Construir Comunidades Justas e Sustentáveis, esta edição da MANIFesta apresenta como princípios:

  • Territorial, porque assenta em iniciativas localmente ancoradas, impulsionando uma agenda de desenvolvimento local transformadora e novas propostas de política pública;
  • Igualitária, porque promove relações paritárias entre homens e mulheres e porque coloca a “economia do cuidado” e a sustentabilidade da vida no centro das nossas preocupações;
  • Ecológica, porque questiona o crescimento económico contínuo e o consumo de recursos que põe em causa a sustentabilidade da vida no planeta;
  • Democrática, porque a horizontalidade e a participação são princípios básicos da cidadania e promovem o escrutínio das opções políticas, a partir das prioridades do bem comum.

Consulte o programa completo.

A MANIFesta é uma iniciativa da ANIMAR, em parceria com as sgeuintes entidades: CooLabora, Ecogerminar, ADM Estrela, APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e a Educação Permanente, APPDI - Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, Rede para o Decrescimento, PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e Fórum Cidadania & Território. 

Documentos Anexos:

Programa


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]