
Fev. 2003
Estas jornadas, numa organização da Área de Desarrollo Local da Diputación de Badajoz e da Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, realizaram-se em Badajoz nos dias 27 e 28 de Fevereiro de 2003 para promover o encontro dos agentes técnicos e responsáveis do desenvolvimento local com a finalidade de iniciar um processo de reflexão que conduza à definição de uma alternativa de desenvolvimento baseada no local, na qual os protagonistas sejam os próprios cidadãos. O Manifesto final está disponível para download.
O desenvolvimento local afirma-se como um processo capaz de permitir novas vias políticas de organização social. Assim, este processo supõe uma verdadeira participação activa das populações locais para o desenvolvimento económico e social dos seus territórios.
Estas jornadas, numa organização da Área de Desarrollo Local da Diputación de Badajoz e da Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local têm como objectivo promover o encontro dos agentes técnicos e responsáveis do desenvolvimento local com a finalidade de iniciar um processo de reflexão que conduza à definição de uma alternativa de desenvolvimento baseada no local, na qual os protagonistas sejam os próprios cidadãos.
As jornadas dirigem-se a:
Todas as pessoas implicadas e comprometidas com o desenvolvimento local nos seus territórios. Aos responsáveis públicos, agentes de desenvolvimento, associações de desenvolvimento e grupos de acção local Leader e Proder, outros responsáveis pela administração e gestão de fundos para o desenvolvimento, etc.
Programa provisório
Dia 27 de Fevereiro
9:00 - Acreditação e entrega de material
10:00 - Inauguração oficial. Intervenção das autoridades
11:30 - Pausa para Café.
12:00 - Conferência
«O binómio comunidade / territorio como fundação da construção de uma estratégia de desenvolvimento de base local. O Local Aprendente»
Eduardo Figueira
13:00 - Conferência
«Cooperação territorial interadministrativa: organizações locais, supra-municipais, provinciais e regionais. Administração e desenvolvimento local.»
Eduardo Ramos
14:00 - Almoço
16:30 - Mesas de trabalho
Mesa 1: Desenvolvimento local e participação social.
Mesa 2: Desenvolvimento local e políticas financeiras.
Mesa 3: Desenvolvimento local: administrações e organizações.
Mesa 4: Cooperação, Redes e Desenvolvimento Local.
18:00: Pausa para café
20:30 Jantar típico regional. Actuação musical de Manuela Roque
Dia 28 de Fevereiro
10:00 - Conferência
«Os desafios e as dimensões económicas e geopolíticas do Desenvolvimento Local no contexto da globalização e das tensões internacionais actuais».
Rogério Roque Amaro
11:00 - Pausa para café
11:30 - Conferência
«O Desenvolvimento Local em meio rural: Cooperação e Solidariedade»
José Mª Ceberío
12:30 - Conferência
»A necessidade da valorização das relações de proximidade a nível local para a definição de novas políticas alternativas à escala mundial.»
Camilo Mortágua
13:15 - Plenário final: leitura das conclusões das mesas de trabalho
13:30 - Manifesto final para a dinamização e a promoção do desenvolvimento local sustentável, rural e comunitário.
14:00 - Encerramento das Jornadas da responsabilidade das autoridades presentes no acto.
Vinho de Honra
Documentos Anexos:
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]