Encontro Desenvolvimento Local Sustentável, Rural e Comunitário

Fev. 2003

Estas jornadas, numa organização da Área de Desarrollo Local da Diputación de Badajoz e da Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, realizaram-se em Badajoz nos dias 27 e 28 de Fevereiro de 2003 para promover o encontro dos agentes técnicos e responsáveis do desenvolvimento local com a finalidade de iniciar um processo de reflexão que conduza à definição de uma alternativa de desenvolvimento baseada no local, na qual os protagonistas sejam os próprios cidadãos. O Manifesto final está disponível para download.

O desenvolvimento local afirma-se como um processo capaz de permitir novas vias políticas de organização social. Assim, este processo supõe uma verdadeira participação activa das populações locais para o desenvolvimento económico e social dos seus territórios.

Estas jornadas, numa organização da Área de Desarrollo Local da Diputación de Badajoz e da Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local têm como objectivo promover o encontro dos agentes técnicos e responsáveis do desenvolvimento local com a finalidade de iniciar um processo de reflexão que conduza à definição de uma alternativa de desenvolvimento baseada no local, na qual os protagonistas sejam os próprios cidadãos.

As jornadas dirigem-se a:

Todas as pessoas implicadas e comprometidas com o desenvolvimento local nos seus territórios. Aos responsáveis públicos, agentes de desenvolvimento, associações de desenvolvimento e grupos de acção local Leader e Proder, outros responsáveis pela administração e gestão de fundos para o desenvolvimento, etc.

Programa provisório

Dia 27 de Fevereiro

9:00 - Acreditação e entrega de material

10:00 - Inauguração oficial. Intervenção das autoridades

11:30 - Pausa para Café.

12:00 - Conferência

«O binómio comunidade / territorio como fundação da construção de uma estratégia de desenvolvimento de base local. O Local Aprendente»

Eduardo Figueira

13:00 - Conferência

«Cooperação territorial interadministrativa: organizações locais, supra-municipais, provinciais e regionais. Administração e desenvolvimento local.»

Eduardo Ramos

14:00 - Almoço

16:30 - Mesas de trabalho

Mesa 1: Desenvolvimento local e participação social.

Mesa 2: Desenvolvimento local e políticas financeiras.

Mesa 3: Desenvolvimento local: administrações e organizações.

Mesa 4: Cooperação, Redes e Desenvolvimento Local.

18:00: Pausa para café

20:30 Jantar típico regional. Actuação musical de Manuela Roque

Dia 28 de Fevereiro

10:00 - Conferência

«Os desafios e as dimensões económicas e geopolíticas do Desenvolvimento Local no contexto da globalização e das tensões internacionais actuais».

Rogério Roque Amaro

11:00 - Pausa para café

11:30 - Conferência

«O Desenvolvimento Local em meio rural: Cooperação e Solidariedade»

José Mª Ceberío

12:30 - Conferência

»A necessidade da valorização das relações de proximidade a nível local para a definição de novas políticas alternativas à escala mundial.»

Camilo Mortágua

13:15 - Plenário final: leitura das conclusões das mesas de trabalho

13:30 - Manifesto final para a dinamização e a promoção do desenvolvimento local sustentável, rural e comunitário.

14:00 - Encerramento das Jornadas da responsabilidade das autoridades presentes no acto.

Vinho de Honra

Documentos Anexos:

Manifesto Final


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]