2020-01-13
Foram eleitos na tarde da passada sexta-feira, dia 10 de janeiro, em Águeda, os órgãos sociais da Federação Minha Terra para o triénio 2020-2022. Para além da Assembleia Geral eleitoral, decorreu também uma mesa redonda, que discutiu os resultados alcançados e os desafios futuros do desenvolvimento rural e que antecedeu a cerimónia de tomada de posse dos órgãos eleitos.
O Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda foi o espaço escolhido para a realização da Assembleia Geral que elegeu os novos órgãos sociais da Federação. A Direção que, no cumprimento das disposições regulamentares integra associados de todas as regiões NUT II, passará a ser liderada pela ADRIMINHO, representada por Ana Paula Xavier.
Os órgãos sociais eleitos são:
Mesa da Assembleia Geral
Direção
Conselho Fiscal
Após a eleição, seguiu-se uma mesa redonda, subordinada ao tema “Desenvolvimento rural: desafios ganhos e caminhos a percorrer”, que contou com a participação de Fernando Martins, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Jorge Brandão, Vogal Executivo do Centro 2020 e de Nelson Simões, empresário agrícola e beneficiário de apoios ao investimento através da estratégia desenvolvimento local dinamizada pela ADICES.
Ao final da tarde teve lugar a tomada de posse dos órgãos eleitos, que incluiu intervenções de Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, de Ana Paula Xavier, Presidente eleita da Federação Minha Terra.
Na sua intervenção, a nova Presidente salientou os princípios LEADER de desenvolvimento local, que regem a Federação Minha Terra desde a sua constituição há 20 anos, os resultados alcançados pelas Associações de Desenvolvimento Local na implementação da abordagem, enquanto Grupos de Ação Local, mas também os desafios e constrangimentos que têm vindo a surgir, defendendo a necessidade de desenhar para o futuro período de programação instrumentos de apoio ao desenvolvimento local que vão ao encontro das necessidades, potencialidades e expetativas das comunidades. Ana Paula Xavier defendeu ainda as mais-valias de um instrumento plurifundo, mais simples e mais flexível. (Consulte o discurso oficial em anexo)
As atividades terminaram com um lanche regional, oferecido pelo município de Águeda, cujo presidente, Jorge Almeida se afirmou grato pela experiência de Águeda integrar uma Associação de Desenvolvimento Local, cujo papel importa reforçar e se congratulou por ter acolhido esta iniciativa.
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]