2025-12-17
Realizou-se a 16 de dezembro a eleição dos Órgãos Sociais da ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte para o quadriénio 2025–2029, um momento marcante para a vida associativa da instituição e para o futuro do desenvolvimento local do território.
Foram eleitas as seguintes entidades e respetivos representantes:
ASSEMBLEIA-GERAL
CONSELHO FISCAL
Presidência: ACISO – Associação Empresarial de Ourém Fátima | Pedro Mafra
Vogais:
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Vogais:
Após esta eleição teve lugar a aprovação do Plano de Actividades & Orçamento 2026, com um valor de 1.234.000,00€, documento estratégico que orientará a ação da Associação no próximo ano, consolidando o seu papel enquanto agente central de desenvolvimento local, capacitação territorial e dinamização das comunidades rurais do Ribatejo Norte.
Este Plano de Atividades & Orçamento enquadra-se num contexto particularmente relevante, marcado pela implementação do PEPAC 2030 e pela plena operacionalização do DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária, assumindo a ADIRN um papel reforçado enquanto Grupo de Ação Local, responsável pela gestão, acompanhamento e dinamização das estratégias territoriais de base comunitária.
O documento aprovado estrutura-se em torno de sete áreas fundamentais de intervenção, refletindo uma abordagem integrada e coerente da atuação da Associação, desde a execução das estratégias DLBC 2030, à conclusão do ciclo do PDR2020, passando pela dinamização económica, social, cultural e turística do território, pelo apoio ao tecido empresarial, pela organização interna da Associação e pela sustentabilidade financeira das suas atividades.
O Plano de Animação Territorial do Ribatejo Norte assume especial relevância, integrando um conjunto de ações orientadas para a valorização dos recursos endógenos, o reforço das redes locais, a promoção do turismo sustentável e de bem-estar, bem como a capacitação das comunidades e dos agentes económicos locais. A aprovação do Orçamento para 2026 assegura a viabilidade financeira das atividades previstas, garantindo uma gestão rigorosa, transparente e alinhada com os objetivos estratégicos da ADIRN, permitindo dar resposta aos desafios do novo período de programação e potenciar oportunidades de financiamento e investimento no território. Com a aprovação deste Plano de Atividades e Orçamento, a ADIRN reafirma o seu compromisso com um desenvolvimento integrado, sustentável e participativo, reforçando a cooperação com autarquias, empresas, entidades locais, comunidades e parceiros institucionais.
Mantém-se, assim, o propósito de servir as comunidades do espaço rural do Ribatejo Norte, assumindo estrategicamente o território como o “Centro do Bem-Estar”, onde se pretende construir um Território Feliz, resiliente, inclusivo e preparado para o futuro.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
| Sessão de encerramento do projeto Agrovila |
2025-12-19, Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]