Educação + Formação = Cidadania e Oportunidades

Out. 2005

Auditório da Casa do Artista, em Góis

No dia 17 de Outubro assinala-se o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, data que a ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, enquanto Entidade que pugna pelo Desenvolvimento Local da Região da Beira Serra, não quer deixar de registar, porquanto o território composto pelos Concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, apresenta indicadores sociais e de rendimento per capita muito inferiores à média nacional, o que é demonstrativo do muito que ainda há a fazer para que as populações locais possam aceder a uma melhor qualidade de vida.

Tendo consciência de que é fundamental encontrar soluções conjuntas a nível local que contribuam para o aumento dos rendimentos das populações e consequentemente para a redução das situações de exclusão social que se vivem nestes Territórios do Interior, a ADIBER vai organizar um Seminário subordinado ao tema «Educação + Formação = Cidadania e Oportunidades», o qual decorrerá no próximo dia 17 de Outubro, a partir das 10 horas, no Auditório da Casa do Artista, em Góis.

Considerando a importância desta iniciativa no contexto actual da Beira Serra, aliado ao facto de se encontrarem na sua fase inicial de implementação os Projectos aprovados no âmbito do PROGRIDE, este Encontro dirige-se aos Parceiros da ADIBER com assento nas CLAS da Beira Serra (Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, ISS, IPSS»s, Centro de Emprego, ?) e respectivos Técnicos, bem como todas as pessoas que se encontram em situação de exclusão social, obtendo-se deste modo contributos para que seja dado mais um importante passo no sentido de reforçarmos a diversidade de oportunidades e que, por certo, permitirão assumir este Território cada vez mais como uma Região inclusiva, ou seja, num Território Vivo, Criativo e Empreendedor.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]