DUECEIRA promove formação solidária em Cabo Verde

2013-03-05

De disseminação da sua metodologia educativa «A Hora da Controvérsia», no âmbito do projeto de cooperação transnacional Cooperar em Português.

 

A Formação Solidária irá realizar-se na ilha de Santo Antão, de 11 a 22 de março, ao abrigo do Protocolo de Cooperação formalizado com a AMI-RIBEIRÃO - Associação de Desenvolvimento Integrado da Comunidade de Ribeirão.

A ação de formação de docentes, que vai de encontro às lacunas e necessidades pedagógicas/educativas do território promovendo, ao mesmo tempo, a disseminação da metodologia educativa A Hora da Controvérsia concebida pela DUECEIRA/ELOZ, concorre para os seguintes objetivos:

- Reforçar uma atitude coletiva ativa através da promoção da cidadania, da solidariedade e do desenvolvimento local e sustentável.

- Desenvolver e aumentar quer os conhecimentos quer as competências para a intervenção na comunidade educativa com a disseminação de boas práticas.

- Concretizar conteúdos e atividades que permitam auxiliar os docentes na ação educativa através de trocas de experiências e know-how.

- Possibilitar o aumento das estratégias de ação, incrementando as competências dos agentes educativos entre os países lusófonos.

Os destinatários diretos da ação são 25 coordenadores pedagógicos do Ensino Básico e Secundário da Ilha de Santo Antão e a Delegada Escolar de Ribeira Grande do Ministério de Educação e Desporto.

A comunidade escolar do 1º ao 9º ano de escolaridade (professores e alunos) é o universo da população-alvo abrangida pela ação.

Saiba mais no site da DUECEIRA - Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]