Dueceira lança projeto de apoio às vítimas de violência doméstica

2020-10-19

Decorreu na passada sexta-feira, dia 16 de outubro, na Casa das Artes em Miranda do Corvo, o lançamento oficial do projeto “6 em Rede – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima da Violência Doméstica”. O projeto é liderado pela Dueceira - Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça e tem como parceiros os municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penacova, Pampilhosa da Serra, Penela e Vila Nova de Poiares.

A sessão de lançamento do projeto contou com a presença de Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, de Manuel Albano vice-presidente do CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e outros técnicos desta estrutura, apara além de representantes da Dueceira e das autarquias envolvidas.

De acordo com nota da Dueceira “tratou-se essencialmente de um momento de compromisso das entidades e instituições parceiras para o desenvolvimento de um modelo de trabalho em rede, itinerante e flexível perspetivando um acompanhamento de proximidade com as comunidades. Através da criação de um “gabinete” - que mais do que um espaço físico se assume como uma disponibilidade técnica permanente, atenta e profissional para apoio direto a quem dele carece – pretende-se proporcionar o atendimento, apoio, proteção e reencaminhamento de vítimas de violência doméstica por forma a lhes conferir respostas personalizadas, multidisciplinares e especializadas”.

O “6 em Rede” é um projeto apoiado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, concretamente na tipologia de operação 3.17 – “Instrumentos específicos de proteção das vítimas e de acompanhamento de agressores na violência doméstica” e dentro desta na esfera da Ação 3.17.1 – “Estruturas de atendimento, acompanhamento e apoio especializado a vítimas de violência doméstica e violência de género e sensibilização e produção de materiais nestas áreas”.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]