Desenvolvimento Local e Regional, Crl
Morada: Alameda Dr. Miranda da Rocha, nº 266,
4630-200 Marco de Canaveses
Tel.: +351 255 521 004 (Chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: geral@dolmen.pt
Site: http://www.dolmen.pt/
Território: Douro Verde
Área: 826,3 Km2
Habitantes: 161.219 hab.
Densidade populacional: 195 hab. /Km2
Douro Verde
Amarante, Baião, Marco de Canaveses, Cinfães, Penafiel e Resende constituem o Douro Verde – território de intervenção do GAL Dolmen. Situado a cerca de 50 km da área metropolitana do porto, enquadrado entre os rios Douro e Tâmega, o território fica limitado a norte e nordeste pela Serra do Marão, que tem o seu prolongamento para o centro, na Serra da Aboboreira, ponto de confluência dos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, pertencentes ao distrito do Porto. A sul, o rio Douro separa o maciço do Marão do de Montemuro. Entre o Marão e o rio Teixeira delimita-se o território e a região demarcada dos vinhos verdes, sendo que a outra margem está inserida na região dos vinhos do Douro.
Produzido na sub-região de Baião, o vinho verde é um dos produtos mais emblemáticos do território. Os dados globais concelhios confirmam a importância do setor primário em Baião, assente fortemente na agricultura (sobretudo viticultura) e o crescente peso dos setores secundário e terciário nos concelhos de Amarante e Marco de Canaveses.
O turismo é uma atividade que ganha cada vez maior expressão no conjunto dos concelhos, devido à crescente oferta de alojamento, sobretudo nas modalidades de turismo em espaço rural e turismo de habitação, tirando partido dos recursos naturais da região e património cultural, artesanato e gastronomia.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]