Dolmen participou na Portugal Agro 2014 e o balanço é positivo

2014-12-02

Na estratégia de valorização dos recursos endógenos do território Douro Verde, a Dolmen esteve presente, a convite da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), na Portugal Agro - Feira Internacional das Regiões, da Agricultura e do Agro-alimentar, de 20 a 23 de novembro, na FIL , em Lisboa.

A dinamização do espaço CIM-TS esteve sob a responsabilidade dos dois Grupos de Ação Local mais representativos da região, a Ader-Sousa e a Dolmen, sendo que através da Dolmen, estiveram representados cerca de 60 produtores do setor agroalimentar e mais de 10 artesãos provenientes dos diversos municípios que integram o Douro Verde. Esta foi uma oportunidade de promoção da região, e dos produtos de referência existentes no território, destacando-se naturalmente os vinhos verdes e espumantes, o fumeiro, a doçaria regional, o mel, as ervas aromáticas, a agropecuária, entre outros.

Citando um dos produtores presentes, esta foi "uma feira de oportunidades", em que para além da comercialização, proporcionou aos diversos produtores, o estabelecimento de inúmeros contactos de negócios, sendo por isso um evento promotor das regiões, e do seu potencial agroalimentar, posicionando-se ao nível de encontros de negócios, foi considerada uma experiência bastante positiva e a merecer reedições futuras.

No dia 22 decorreram no espaço de Gastronomia Viva, atividades de showcooking, promovidas pela Floresta Viva e pelo Restaurante Pensão Borges | Restaurante de Tormes da Fundação Eça de Queiroz, que recriou pratos típicos da região, apelando à descoberta de paladares únicos e inconfundíveis do Douro Verde. Incontornável também a relevância que a produção vitivinícola, que esteve em destaque ao longo dos 4 dias do evento, nomeadamente através de provas e degustações, realizadas quer no stand da Dolmen, quer no espaço Gastronomia Viva.

De referir ainda, que no âmbito do 1.º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola foi galardoado com medalha de Ouro o vinho Reserva - Regional Minho, branco 2012, da Quinta da Massôrra, localizada no concelho de Resende.
No decorrer do evento foram realizadas atividades de animação, designadamente música tradicional assim como momentos teatralização, retratando vivencias associadas ao mundo rural e à agricultura, momentos que suscitaram a curiosidade e boa disposição dos visitantes.

Durante o evento a participação da Dolmen foi recebendo os diferentes representantes políticos regionais e municipais do território do Douro Verde, os mais altos dignatários nacionais, com destaque para o momento da inauguração, que contou com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e ainda de representantes das entidades do estado que atuam nos setores da Agricultura e do Desenvolvimento Local e Regional.

Foi ainda no decorrer da Portugal Agro lançado o livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, da iniciativa da Federação Minha Terra, desenvolvido em parceria com as associações de desenvolvimento local, no âmbito do projeto de cooperação “7 Maravilhas da Gastronomia”.


* Texto DOLMEN - Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]