Dolmen apresenta novos projetos para o território

2015-05-19

A Dolmen apresentou a parceiros e atores locais de relevo no território dois novos projetos de intervenção em espaços de montanha: o projeto “Aboboreira Ativa – Economias de Montanha”, que intervém na serra da Aboboreira, e o projeto “Aldeias com Futuro”, que incide em aldeias a elevada altitude nas serras da Aboboreira, Marão e Montemuro, permitindo no conjunto e pela complementaridade que suscita, um trabalho integrado de valorização e dinamização destes territórios.

Realizada na passada sexta-feira, dia 8 de maio de 2015, a apresentação decorreu no Seminário “Aldeias do Douro Verde: Atividades de Futuro”, uma iniciativa organizada pela Dolmen. Os projetos resultam de candidaturas recentemente aprovadas e da reprogramação financeira da PROVERE – Estratégias de Eficiência Coletiva, Paisagens Milenares do Douro Verde, em bolsa de overbooking do programa operacional ON2  – O Novo Norte.

Os objetivos dos projetos foram apresentados pelo Presidente da Dolmen, Telmo Pinto, e pelas equipas técnicas lideradas por Ricardo Bento, professor na UTAD, no projeto “Aboboreira Ativa”, e Rio Fernandes, professor na Universidade do Porto, no projeto “Aldeias com Futuro”. A sessão contou com a intervenção de Luís Ramos, especialista nas temáticas do desenvolvimento local. Os parceiros e atores locais foram ouvidos, e as suas ideias e opiniões serão tidas em conta nos estudos e propostas de intervenção resultantes dos projetos.

 

I12246-DOLMENX1.JPG  I12246-DOMENX2.JPG

O projeto “Aboboreira Ativa – Economias de Montanha”, de intervenção na serra da Aboboreira, partilhada pelos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, pretende a dinamização económica, a promoção, a avaliação do potencial económico e a definição de uma estratégia de desenvolvimento, que contrarie a tendência de abandono das populações destes espaços de baixa densidade.

O projeto “Aldeias com Futuro” é um projeto-piloto de dinamização económica e social de aldeias a elevada altitude, situadas nas serras da Aboboreira, do Marão e de Montemuro, que pelas suas características, permitam a criação de um modelo de intervenção sustentável e potenciador do desenvolvimento económico e social destas aldeias serranas.

 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]