2014-10-13
“Cataplana de Pintada com Batata-doce de Aljezur e Mexilhão” e “Polvo de Santa Luzia com Xarém de Ameijoa Branca e espinafre salteado”. As duas receitas, escolhidas pelos Chefs do projeto SlowMed, vão representar Portugal no Encontro Internacional do projeto, a realizar de 26 a 30 de outubro, na Biblioteca de Alexandria, no Egito.
Além da apresentação dos dois pratos – que o LWG (Local Working Group) português considerou mais representativos da gastronomia mediterrânica, no Algarve, "num exercício gastronómico de simbiose entre a tradição e a inovação" – as equipas nacionais do projeto (LWG) vão reunir-se para aprofundar o trabalho que está a ser realizado em Portugal, no Egito, em Espanha, na Itália, Palestina e Líbano e delinear em conjunto as próximas etapas da cooperação internacional.
A Associação In Loco é o parceiro de Portugal do projeto SlowMed, apoiado pelo programa ENPI CBC-MED, que tem por objetivos consagrar a Dieta Mediterrânica como um estilo de vida saudável e o Slow Food como uma forma de diálogo cultural entre os povos do mediterrâneo.
A nível nacional, os objetivos passam, entre outras atividades, pela realização de um estudo de base sobre a Dieta Mediterrânica, a produção de um livro de receitas, um documentário, um roteiro de “Laboratórios Gastronómicos SlowMed pela região e a organização do Festival Internacional da Dieta Mediterrânica, que decorrerá no Algarve em 2015.
Acompanhe e participe nos trabalhos do LWG português no site da Associação In Loco.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]