2020-10-21
Para assinalar uma década de iniciativas em nome da Igualdade e Inclusão, a Federação Minha Terra, membro da comissão organizadora, convida à participação nos eventos comemorativos deste dia.
24 de outubro l “Conversa Sobre a Origem e Futuro da Iniciativa” l 17h00-18h00
Contará com a participação da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Associação Animar, Associação Juvenil de Deão, Associação Terras Dentro, Associação Fernão Mendes Pinto, ficando a moderação deste debate a cargo de Alexandra Silva, da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.
Consulte o cartaz e inscreva-se
26 de outubro l “Concretizar Localmente a Igualdade entre Mulheres e Homens” l 14h30-17h00
Com foco sobre o papel central da Administração Pública Local para a eliminação das desigualdades entre mulheres e homens e das discriminações com base no sexo.
Consulte o cartaz e inscreva-se
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]