2020-09-10
Desde 1980 a Organização Mundial do Turismo (OMT) celebra, a 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, com o objetivo de destacar o papel das atividades turísticas no desenvolvimento económico, social, cultural e político. A edição 2020 terá como temática “Turismo e Desenvolvimento Rural” e celebrará a “capacidade extraordinária do turismo para criar oportunidades fora das grandes cidades e preservar, em todo o mundo, o património natural e cultural”.
O tema desta edição visa destacar o papel do turismo no empoderamento das comunidades rurais, na criação de emprego e oportunidades, sobretudo para mulheres e jovens, na fixação de população, na preservação de habitats e espécies em perigo e na celebração do património e das tradições, com a OMT a incentivar os seus Estados membros, assim como empresas e organizações do setor turístico a assinalar a data com ações que destaquem estes aspetos.
Se por um lado a OMT destaca, a nível global, os efeitos nefastos que a atual pandemia está a ter nas comunidades rurais mais dependentes do turismo internacional, a Federação Minha Terra lembra a situação verificada a nível nacional, em que os territórios rurais foram vistos como um refúgio, que associado à diversidade e qualidade da oferta levou a que se registassem aumentos da procura muito significativos na generalidade destas regiões. A Federação destaca também a mudança de visão relativamente às áreas rurais e à sua importância para o equilíbrio estrutural do país, que a pandemia da COVID-19 despoletou e que deve constituir uma oportunidade de reequacionar o país e pensar o desenho de medidas adequadas para o seu equilíbrio e coesão, que devem incluir o desenvolvimento sustentável do turismo. Por fim, a Federação Minha Terra destaca a importância de várias gerações do programa LEADER e actualmente do instrumento Desenvolvimento Local de Base Comunitária no apoio a projetos que contribuem para o desenvolvimento, o reforço e promoção da oferta turística nos territórios rurais. No âmbito das estratégias LEADER/DLBC, implementadas pelos Grupos de Ação Local foram estruturados e desenvolvidos milhares de projectos de criação/reconversão de alojamento, animação turística, requalificação da restauração, valorização do património e dos produtos locais de qualidade promovidos por pequenos empresários e empreendedores, autarquias e associações no sentido de tornar os territórios rurais mais atrativos também do ponto de vista turístico.
Agenda |
| "Advisinar" internacional COREnet sobre infraestruturas e equipamentos partilhados |
2026-02-16, Iniciativa online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]