Dia Mundial do Turismo 2020 celebra a importância do turismo para o desenvolvimento dos territórios rurais

2020-09-10

Desde 1980 a Organização Mundial do Turismo (OMT) celebra, a 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, com o objetivo de destacar o papel das atividades turísticas no desenvolvimento económico, social, cultural e político. A edição 2020 terá como temática “Turismo e Desenvolvimento Rural” e celebrará a “capacidade extraordinária do turismo para criar oportunidades fora das grandes cidades e preservar, em todo o mundo, o património natural e cultural”.

O tema desta edição visa destacar o papel do turismo no empoderamento das comunidades rurais, na criação de emprego e oportunidades, sobretudo para mulheres e jovens, na fixação de população, na preservação de habitats e espécies em perigo e na celebração do património e das tradições, com a OMT a incentivar os seus Estados membros, assim como empresas e organizações do setor turístico a assinalar a data com ações que destaquem estes aspetos.

Se por um lado a OMT destaca, a nível global, os efeitos nefastos que a atual pandemia está a ter nas comunidades rurais mais dependentes do turismo internacional, a Federação Minha Terra lembra a situação verificada a nível nacional, em que os territórios rurais foram vistos como um refúgio, que associado à diversidade e qualidade da oferta levou a que se registassem aumentos da procura muito significativos na generalidade destas regiões. A Federação destaca também a mudança de visão relativamente às áreas rurais e à sua importância para o equilíbrio estrutural do país, que a pandemia da COVID-19 despoletou e que deve constituir uma oportunidade de reequacionar o país e pensar o desenho de medidas adequadas para o seu equilíbrio e coesão, que devem incluir o desenvolvimento sustentável do turismo. Por fim, a Federação Minha Terra destaca a importância de várias gerações do programa LEADER e actualmente do instrumento Desenvolvimento Local de Base Comunitária no apoio a projetos que contribuem para o desenvolvimento, o reforço e promoção da oferta turística nos territórios rurais. No âmbito das estratégias LEADER/DLBC, implementadas pelos Grupos de Ação Local foram estruturados e desenvolvidos milhares de projectos de criação/reconversão de alojamento, animação turística, requalificação da restauração, valorização do património e dos produtos locais de qualidade promovidos por pequenos empresários e empreendedores, autarquias e associações no sentido de tornar os territórios rurais mais atrativos também do ponto de vista turístico.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]