Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

2014-04-16

18 de abril

A ADIRN assinala a data através de ação “templária” no jardim do Convento de Cristo, em Tomar, com uma demonstração de esgrima histórica, atuações de danças medievais e recriação de personagens históricas, animada pela Escola de Artes Medievais, criada pela associação no âmbito da Festa Templária.

Os cavaleiros templários são esperados no jardim do Convento de Cristo a partir das 10h30.

O evento pretende promover a Festa Templária 2014, organizada pela ADIRN, de 22 a 25 de maio em Tomar.

Lançada em 2013 pela ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, a Festa Templária tem por objetivo criar sinergias entre os agentes locais, contribuindo para a melhoria do posicionamento e diferenciação da região de Tomar, como destino turístico cultural. Saiba mais na página da Festa Templária no Facebook.

 

Instituído em 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para a sua proteção, conservação, chamando a atenção para a sua vulnerabilidade.

Este ano, o Dia internacional dos Monumentos e Sítios é dedicado ao tema Lugares de Memória.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]